Fechado, Fórum Regional de Governo reúne agentes públicos no Legislativo

Acesso foi restrito a integrantes governamentais durante todo o desenvolvimento da plenária

Panorâmica das atividades desenvolvidas em plenário, em um dos poucos registros permitidos

O plenário João Goulart, da Câmara de Vereadores, sediou, na sexta-feira, 1º de março, o Fórum Regional de Governo, um encontro de discussão que não surpreendeu pelas temáticas, mas pelo fato de todo seu desenvolvimento ter sido fechado. Não houve acesso ao público em geral e, após alguma dificuldade, foi permitido apenas o registro fotográfico, enquanto jornalistas e radialistas – durante algum tempo – acompanharam do lado externo junto à porta de acesso ao plenário, o desenvolvimento das atividades. E isso em plena época em que há uma indiscutível cobrança da sociedade por transparência pública. Somente ao término do evento, foi convocada uma entrevista coletiva para informar a versão do que ocorrera no transcurso.

A assessoria de comunicação do evento informou que havia sido feito o pedido para que não houvesse a presença de mídia, exceto a oficial, no recinto do plenário durante toda a primeira etapa. Porém, não informou quem solicitou que o debate fosse fechado.

A coordenação foi do secretário Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, que fez explanações aos presentes a respeito de temas como segurança pública, necessidades regionais, emprego, renda e trabalho, segundo foi possível captar do lado de fora do plenário. De acordo com o que foi colhido, estiveram presentes agentes estaduais da Campanha e Fronteira Oeste, com o objetivo posteriormente divulgado de “poderem socializar as principais ações que estão sendo desenvolvidas em suas áreas de atuação”. Ainda, foi possível obter a informação de que participaram também o diretor presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, José Heitor Goularte, os diretores João Klein (de Mobilização e Integração Regional), David Schmidt (Participação Cidadã da Seplan e Seplag), entre outros.

Ainda de acordo com as informações captadas em conversas com alguns dos participantes, posteriormente às manifestações de plenário, o desenvolvimento de eventos como esse consta de um processo de nivelamento de atividades, estabelecido pelo governador Tarso Genro.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.