O GESTO BOLIVIANO

O governo da Bolívia está devolvendo os veículos roubados no Brasil, Argentina, Chile e Paraguai aos respectivos governos. Na última quarta-feira (27), 380 veículos roubados que estavam em seu território foram entregues ao Brasil, informou a presidente da Alfândega boliviana, Marlene Ardaya. Esta foi a primeira entrega em massa de carros roubados no Brasil e recuperados em diversas cidades bolivianas.

A entrega dos veículos ocorreu na cidade boliviana de Puerto Quijarro, na fronteira com o Brasil. No total, o governo do presidente Evo Morales prometeu devolver ao Brasil cerca de 500 veículos roubados. Este primeiro lote envolveu “283 carros e 97 motocicletas, e ficam pendentes 75 veículos, que serão entregues paulatinamente”, disse Ardaya no ato em Puerto Quijarro.
A cerimônia contou com a presença do ministro brasileiro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e de autoridades consulares e policiais dos dois países. A decisão boliviana faz parte do da Convenção Interamericana de Assistência Mútua em Matéria Penal e também do início de um novo sistema de combate ao roubo de veículos, com emprego de tecnologia que utiliza até aviões não-tripulados na vigilância da fronteira dos dois países.
O que se espera agora é que esse acordo continue cada vez mais eficiente e que outros milhares de veículos surrupiados aqui no Brasil e levados para a Bolívia também sejam identificados e devolvidos aos seus verdadeiros donos.
Ao mesmo tempo em que se acaba com o furto e roubo de veículos, o lado decente deste país não quer a devolução dos marginais da torcida Gaviões da Fiel, causadores da morte de um jovem torcedor boliviano no jogo do Corinthians com o San José, em Oruro.
Esses marginais podem e devem curtir um bom tempo numa cadeia boliviana, quando, então, seremos todos gratos pela punição exemplar aplicada pela justiça daquele país. Lá na cadeia eles aprenderão a respeitar a lei da Bolívia já que por aqui sempre estiveram de braços dados com a impunidade.

CÁ ENTRE NÓS
Bem que a Bolívia poderia também devolver a refinaria que tomou da Petrobrás, na marra. Mas o ato usurpador de Evo Morales foi minimizado pelo secretário de Assuntos Internacionais do então presidente Lula, Marco Aurélio Garcia. Ele justificou a ação defendendo o “direito à autodeterminação das nações e do povo pobre da Bolívia”.

BNDES NÃO PATROCINA

Foi a Câmara de Comércio Brasil-EUA que errou na confecção do convite para a entrega do prêmio Homem do Ano ao presidente do BNDES Luciano Coutinho. O banco não é um dos patrocinadores do evento e Luciano Coutinho pagou do próprio bolso toda a despesa em Nova York para ele e sua família. A entidade promotora da festa reconheceu que errou ao mandar fazer os convites.

PSOL X REDE

O PSOL espera a desfiliação dos seus militantes que estão prestigiando o partido de Marina Silva, a Rede. Entre eles está a ex-senadora Heloisa Helena. Se eles não pedirem a desfiliação serão expulsos do PSOL.

NA BOA VIDA

O ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira está vivendo em Miami, em Boca Raton e passa os fins de semana no sofisticado condomínio de Sunset Island, em sua mansão avaliada em 15 milhões de reais que tem sete suítes, oito banheiros, além de outras dependências. Na garagem, um Porsche e duas Mercedes.

OS VIZINHOS

A vizinhança de Ricardo Teixeira é de gente famosa como Enrique Iglesias, Shakira, Lenny Kravitz e Rick Martin. Eled pretende se mudar definitivamente para Sunset Island quando terminar o ano letivo de sua filha adolescente do segundo csamento.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.