Meio Ambiente debatido em seminário sediado na 19ª Coordenadoria Regional de Educação

Atividade foi marcada pela diversidade de trabalhos e palestras apresentadas

A coordenadora da 19ª CRE, Meire Garagorry, realizou o discurso de abertura do evento

Foi realizado ontem, durante todo dia, na sede da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, um Seminário sobre o meio ambiente, direcionado aos educadores pertencentes a 19ª, 10ª e 35ª Coordenadorias de Educação.

Foram convidados a compor a mesa diretiva do evento as seguintes pessoas: Meire Torres Garagorry, Silvana Favredo, Caroline Araújo Dalbosco, Professor Roni, Maria de Lurdes Davila, Aquiles Bassedas Costa, Sônia Dorneles e Gládis Aprato.

Público foi expressivo na abertura do evento, na manhã de ontem

Em suas palavras iniciais, a coordenadora da 19ª CRE, professora Meire Garagorry destacou a importância de mais uma atividade relacionada a um tema que necessita de muita atenção por parte das pessoas no mundo todo. “Eu acredito e tenho a convicção que só através da ação e da prática consciente dos professores na escola, junto com seus alunos, é que vamos começar a ouvir esta natureza que nos pede socorro a todo momento. Temos por trás de tudo isso, um grande desafio político, social e econômico, que envolve interesses muito maiores do que podemos perceber, e estes interesses, às vezes, fazem com que passamos a ouvir defesas de projetos inaceitáveis e um destes projetos é, para mim, na zona onde estamos inseridos, a plantação de eucaliptos como um discurso da formação de um grande pulmão verde. Nós não precisamos disso, nós precisamos que nossas coxilhas, e todos os demais lugares, sejam preservados da forma que a natureza nos proporcionou. Então é um processo muito mais árduo. Todos nós vamos lutar contra políticas e contra interesses bem maiores do que aqueles que estão ao nosso alcançe, e nós temos que ter esta clareza. Eu vejo que isso só vai acontecer se nós prepararmos os nossos alunos, desde pequenos até a sua maioridade, seres responsáveis pelo espaço que ocupam”, discursou.

Palestras

Durante as palestras, os temas abordados foram os mais diversos. Os palestrantes da parte da manhã foram os seguintes: Silvana Favretto – Sec Poa; Caroline Araújo Dalbosto – Sema Poa; Aquiles Bassedas – Aquífero Guarani; Raul Paixão Coelho – Recursos Hídricos, captação e uso pluvial e tratamento fluentes domésticos (Sema); Bibiane Lengler Michaelsen – A importância do Parque Eólico Cerro Chato I, II e III e os impactos ambientais correlatados. Depois desta última palestra da manhã, foi aberto um espaço para que os presentes pudessem expor suas dúvidas e questionar os palestrantes.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.