Caravana do Cpers chega a Livramento com manifestação na 19ª

Integrantes dos 42 Núcleos do sindicato estiveram presentes ontem em Sant’Ana do Livramento, durante ato que contou, ainda, com visita às escolas instaladas no município

Manifestantes fizeram mobilização em frente à sede da 19ª Coordenadoria Regional de Educação, no centro

“Vocês irão acabar fazendo com que os funcionários, daqui a pouco, não trabalhem mais. O programa de mais educação é bom, temos que tirar crianças da rua, mas antes disso temos que dar recursos humanos para as escolas, mais verba e recuperar a infraestrutura, que está destruída”. A frase foi dita pelo diretor do 23° Núcleo do Cpers em Sant’Ana do Livramento, Neimar Quines, no encontro ocorrido ontem com o diretor administrativo da 19ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Claudio Nobre Quevedo. Integrantes do segundo maior sindicato da América Latina, o Cpers, de todos os 42 Núcleos espalhados pelo Estado estiveram ontem na cidade para participar de uma mobilização em prol da implantação de políticas de recuperação da escola pública. Os professores foram recebidos por volta das 11h da manhã pelo diretor do 23° Núcleo, que recepcionou os manifestantes em nome da coordenadora, Meire Garagorry, que, segundo informações repassadas pela assessoria, estaria na capital do Estado. A implementação do Piso Salarial Nacional e 10% do PIB para a educação pública são os temas que integram o centro da pauta dos trabalhadores em educação. A caravana contou com a presença da vice-presidente estadual do Cpers, Neida Oliveira, e boa parte dos integrantes da direção da entidade. Em uma manifestação ordeira, os professores entraram na sede da 19ª e tiveram a oportunidade de conversar com os representantes do governo do Rio Grande do Sul e expor as razões do movimento. Ao receber os professores e defender o programa chamado Mais Educação, o diretor administrativo Luis Claudio Quevedo disse que a categoria não deveria pegar o mesmo em sua fase inicial e transformá-lo em um problema estrutural. “O governo cobra gestão dos funcionários, mas não apresenta a mesma”, rebateu Neimar Quines. Ainda durante a manifestação, no interior da 19ª, a vice-presidente do Cpers deixou claro para o diretor administrativo a posição dos professores. “Viemos aqui para dar o nosso recado e deixar cada vez mais clara a nossa intenção. Estamos em desacordo com alguns atos deste governo e é preciso que isto fique muito claro”, salientou.

 

Caravana

Sant’Ana do Livramento foi a quarta cidade a receber a caravana que descentraliza o debate e leva até os professores do interior um pouco mais das propostas que estão sendo apresentadas ao governo do Estado. “Vamos seguir unidos na nossa luta, deixando claras as nossas posições para este governo, que insiste em não cumprir com aquilo que foi acordado durante a campanha. Nossa luta só tende a crescer e vamos todos juntos vencer unidos como tantas outras vezes já o fizemos e demonstramos a nossa capacidade”, salientou a vice-presidente do Cpers . Na próxima sexta-feira (30), os professores de todo o Rio Grande do Sul irão se reunir em assembleia na capital do Estado. A exigência de implementação imediata da lei do piso salarial e de mais investimentos na educação pública predominou nos debates realizados com a categoria. “A cada dia que passa, a necessidade de realização de uma greve para garantir a implementação do piso salarial para professores e funcionários de escola, uma promessa do governo Tarso”, afirmou a vice-presidente. A direção estadual do CPERS/Sindicato se reúne na tarde desta quinta-feira (29) com o secretário da Educação, José Clóvis de Azevedo. No encontro, a direção vai exigir que o decreto anunciado, que altera a carreira, não seja publicado. A reunião está marcada para as 16h, na Secretaria da Educação. Neste mesmo dia, o Conselho Geral do CPERS discutirá a mobilização para impedir que o governo leve a cabo as medidas anunciadas neste decreto. O processo de mobilização da categoria está se dando através da caravana do Movimento na Luta pela Educação Pública, lançado no dia 19 de agosto. A caravana já percorreu as regiões de Erechim, Passo Fundo, Uruguaiana, Alegrete, Pelotas e Rio Grande. Nesta terça-feira 27, a caravana que esteve ontem em Sant’Ana do Livramento, hoje, dia 28, estará em Bagé.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.