Incêndio na escola Pery Ferrer causa transtorno para alunos

Secretário Mário Augusto Santanna estuda possibilidades para alocar os estudantes em outro educandário

Secretário de Educação, Mário Santanna, confirma a futura reconstrução do educandário

“Vamos reconstruir a escola, mas em outro local, próximo a uma residência, na localidade, a fim de que tenha mais vigilância”. Essa frase foi proferida ontem, pelo secretário Mário Augusto Santanna, titular da Educação, ainda sob surpresa com o incêndio registrado na escola municipal Pery Ferrer Soares, no Passo das Pedras/Carcávio. Santanna não sabe se o incêndio foi criminoso, confirmando que estará deslocando uma equipe da secretaria para a localidade na próxima sexta-feira, pois, em função das chuvas, conforme ele, o acesso está prejudicado.

Mário Augusto Santanna confirmou que já foi feito o registro do boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Pronto Atendimento, a DPPA, porém, ainda não existe qualquer informação sobre a origem do incêndio. “Sabemos que o educandário tinha fogão, geladeira, entre vários outros bens em seu interior, e agora precisamos determinar se foram consumidos pelas chamas ou se houve furto, pois até que tenhamos uma ideia mais clara do que aconteceu, não podemos afirmar que foi um acidente e, da mesma forma, não podemos dizer que foi criminoso” – sintetiza o secretário.

O titular da Educação salienta que a equipe da secretaria está realizando uma limpeza na escola Novo Pampeiro e vai ser deslocada para realizar contatos com a comunidade. “Vamos reconstruir, mas primeiro precisamos manter contato com a comunidade daquela região e estudar um local próximo a uma residência, pois a escola ficava localizada praticamente à beira da estrada e tinha vários equipamentos. Se foi criminoso, a polícia vai investigar e determinar” – afirmou o secretário, cogitando a possibilidade de que os 18 alunos que estão matriculados e frequentavam o educandário comecem as aulas estudando em uma escola próxima. “Isso significa que, num primeiro momento, precisamos avaliar toda a situação, até em função das distâncias entre as localidades, condições de trafegabilidade do transporte escolar, mas estamos analisando as possibilidades, já que a escola mais próxima é a de Pampeiro, que estamos reconstruindo, ou a do Rincão Bonito” – explanou Santanna, acrescentando que esses são temas que serão definidos após o contato direto com a comunidade usuária. “Inclusive, fomos à Câmara, para solicitar a realização de uma convocação extraordinária dos vereadores para esta sexta, a fim de que o Executivo encaminhe um projeto de lei para que seja autorizado a realizar contratações emergenciais, de forma extraordinária e por tempo determinado, pois na secretaria, também estamos com esse problema: falta gente para trabalhar” – informou o titular da Educação, referindo que esse procedimento se torna necessário, pois é uma situação de calamidade.

“Recebemos a má notícia agora, que queimou completamente a escola municipal Pery Ferrer Soares, na localidade do Carcávio. Danos somente materiais, pois estava em período de férias, mas não sobrou nada. Esperamos reunir os moradores e, com apoio da prefeitura municipal, reconstruí-la. Quando se tem saúde, não existem problemas…”. Essa foi a publicação na rede social Facebook, compartilhada pelo jornal A Plateia, da Estância Carcávio, comandada pelo médico Antoninho Guerra e seus filhos Eduardo Guerra Soares e Fernando Guerra Soares.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.