Kenny Braga lança livro e homenageia figuras ilustres de sua cidade natal

Lançamento do “Perdas e Gratificações”, com selo de Martins Livreiro-Editor, foi transmitido ao vivo pela RCC FM

Uma grande fila de amigos, simpatizantes e autoridades se formou para o autógrafo de Kenny Braga, durante o lançamento do seu livro

O lançamento do livro “Perdas e Gratificações”, do jornalista e escritor Kenny Braga, realizado no fim da tarde de ontem (20), no Restaurante e Cafeteria Yglu Park, foi prestigiado por inúmeros admiradores, amigos e autoridades municipais.

Em transmissão ao vivo pela RCC FM, durante o programa especial Conversa de Fim de Tarde, Kenny, após conversar com jornalistas renomados, como Celito de Grandi e Moises Mendes, por telefone, foi cumprimentado pelo prefeito municipal, Glauber Lima, e pelo secretário de Cultura Esporte e Lazer, José Newton Canabarro. No local, também estava o vereador Gilbert Gisler e outros admiradores do também integrante da bancada do Sala de Redação, na Rádio Gaúcha. 

Duda Pinto, durante o Conversa de Fim de Tarde, entregando um presente oferecido pela Almadén ao escritor e jornalista

Velhos amigos 

Durante a sessão de autógrafos, iniciada por volta das 19h, “velhos amigos”, como Adair de Freitas, Nereo Mendes, Lenço Branco e Clovis Gomes, relembraram a convivência com o “coloradíssimo” Kenny Braga, em Sant’Ana do Livramento, nos anos 60.

“Me sinto em casa. Toda vez que venho a Livramento meu coração realmente transborda de alegria, porque foi esta cidade que me viu nascer, me deu tudo, me deu regra e compasso, como diria Caetano Veloso. Amo profundamente esta cidade, e sempre digo, aonde quer que eu vá, que sou um santanense dos quatro costados, e jamais deixarei de falar de Sant’Ana do Livramento e de elogiar seus aspectos positivos e, eventualmente, fazer a crítica construtiva de alguns aspectos do cotidiano, que, às vezes, me desagrada. Estou muito feliz de estar aqui, até porque hoje ocorre uma circunstância especialíssima. Antes de marcar o lançamento no Iglu, não me recordava que na década de 60 havia também lançado ali meu primeiro livro de crônicas, o ‘Viajante Confuso’. Naquele ano de 1968, eu trabalhei na Folha Popular, do Ivo Caggiane, e lá eu conheci, entre outras pessoas, o Clovis Camargo. Depois que agendamos o lançamento aqui, foi que me lembrei deste primeiro lançamento”, disse Kenny, durante o Conversa de Fim de Tarde. 

Prefeito Glauber Lima e sua esposa Varinia Lado também prestigiaram Kenny Braga durante a sessão de autógrafos

Livro 

O livro “Perdas e Gratificações” inclui alguns textos publicados em A Plateia, em suas edições dominicais, e quem ler terá a oportunidade de se deparar com o perfil de alguns santanenses ilustres, como Ivo Caggiani, Glênio Lemos, Luis Carlos Vares e Arlindo Coitinho. E tambem com santanenses adotivos, como o jornalista Toscano Barbosa e o professor Darcy Muller.

“É a forma que encontrei para homenageá-los e agradecer a eles pelo que fizeram de valioso em nossa comunidade.” A obra também tem comentários de apresentação assinados pelos jornalistas Danilo Ucha, Elmar Bones, Celito de Grandi e Moisés Mendes.

 

 

O verador Gilbert Gisler aproveitou e, ao cumprimentar o escritor, o presenteou com um CD de sua autoria

Leitores, colegas e admiradores falam sobre Kenny e o livro

Celito de Grandi e Moises Mendes falaram com o autor, durante o programa

CELITO DE GRANDI – Jornalista
É um prazer falar neste dia em que o meu amigo e colega brilhante autografa seu livro. Eu já participei aqui (Porto Alegre) do lançamento do seu livro, com muita alegria, com muita satisfação, porque ele é efetivamente um dos melhores cronistas, e fico até com um pouquinho de inveja, boa, de não estar em Livramento compartilhando deste momento feliz, com o Kenny.

 

MOISES MENDES – Jornalista
É um privilégio muito grande participar de uma roda de conversa com Kenny Braga, Celito de Grandi, enfim. Fiquei sabendo deste lançamento, porque o Kenny Braga é professor de todos nós, como cronista, e dizendo isso não estou dizendo que ele é mais velho que eu, pois somos da mesma geração, convivemos juntos no Jornal A Plateia, naquela época, e agora somos colegas na RBS, novamente. Essa geração de Livramento não existe igual, uma safra dos melhores jornalistas gaúchos, e o Kenny faz parte deste grupo.

 

 

JOSÉ NEWTON CANABARRO – Secretário de Cultura
Aprendemos a admirar Kenny Braga. Quando ele morava em Livramento, eu estava em Porto Alegre, e quando ele foi para lá, vim para cá. É a primeira vez que converso com ele, pessoalmente. É, sem dúvida, um ícone da Cultura Santanense

 

 

ADAIR DE FREITAS – Músico
Fui colega do Kenny, com meu irmão João Freitas, no colégio Estadual. Acompanho sua tragetória, inclusive tem uma poesia dele que acabei musicando, que se chama “Esses Meninos”, que fala sobre criaças de rua.

 

 

CLOVIS CAMARGO GOMES – Empresário
Trabalhamos juntos em A Plateia, Folha Pupular, na rua Vasco Alves. Cada vez que vem a Livramento, o Kenny fica com a minha família, sempre faço a ponte entre a cidade e o Kenny.

 

 

NEREO MENDES – Orientador turístico
Somos amigos, ex-colegas do jornal, nos anos 80, quando ocorreu a nova fase, implantada por ele, Danilo Ucha, Elmar Bones da Costa e o finado Glênio Lemos. Kenny é o cônsul de Livramento em Porto Alegre.

 

 

JOSÉ BRILHANTE NAGIPE – Professor
O Kenny dispensa comentários, é um dos santanenses mais ilustres. Tenho outro livro dele, elee é muito bom cronista e sei que é um colorado fanático.

 

 

 

VELOCINIO SILVEIRA – Lenço Branco
Vim prestigiar o amigo que conheço há mais de 50 anos. É o primeiro livro que compro dele, mas já trocamos muitas ideias em bares, naqueles bons tempos
 
 
 
 

NASSER ZEIDAN – Empresário
Conheço pela fama no Sala de Redação. Este é o primeiro livro que adquiro do Kenny e vou ler com bastante expectativa, pois ele é muito bem comentado como escritor.

 

 

Confira a galeria de fotos:

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.