Consumo consciente vira marca registrada entre alguns santanenses, que já aprenderam a fazer economia

Selo que indica o consumo de energia elétrica tem sido ferramenta auxiliar para donas de casa da Fronteira

Estar cada vez mais atento a todas as modernidades, lançamentos e equipamentos capazes de deixar as casas como locais mais eficientes, já não é mais uma situação distantes dos santanenses. A colocação dos selos que indicam o consumo de energia elétrica em eletrodomésticos, por exemplo, é uma receita que tem ajudado as donas de casa, principalmente as mais atentas, a fazer render um pouco mais o dinheiro da família, a cada fim de mês.

Os eletrodomésticos da linha branca já foram os vilões do gasto energético residencial. Hoje, eles estão mais econômicos, mas ainda precisam ser escolhidos com atenção. Como o ano de 2013 começou com a promessa de que as contas de luz ficarão mais baratas, com redução de quase 20% nas tarifas, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor fez um levantamento para verificar quanto os eletrodomésticos consomem de energia elétrica. O Idec avisa que as pessoas que acreditam que essa redução na conta é um sinal verde para ligar todos os aparelhos domésticos ao mesmo tempo, estão enganadas. Para quem está adquirindo novos aparelhos para casa, vale a pena ficar de olho na etiqueta, que é obrigatória para fogões e fornos a gás; lavadoras de roupas; refrigeradores e congeladores; e fornos de micro-ondas – pois é um bom indicativo de eficiência energética. Produtos que a apresentam foram testados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e classificados de “A” a “E”. Os que recebem a primeira letra do alfabeto economizam mais energia, e os que recebem a letra “E” consomem mais.

A reportagem do Jornal A Plateia saiu às ruas para ouvir algumas donas de casa e saber se elas, especialistas em administrar as contas das famílias, conseguiram enxergar vantagem na hora de comprar os eletrodomésticos e, se souberam economizar ou passaram a gastar mais energia. 

Enquete

“Acho que é importante ficar atenta ao selo. Quando se compra certo é possível, sim, fazer uma boa economia de energia e reduzir as despesas”, disse a promotora de vendas Tatiana Alvares, 29 anos. Para a comerciária Jane Lopes, 44 anos, a desatenção na hora de comprar não significa descuido na hora de economizar. “Procuro eletrodomésticos que possam me ajudar a ter segurança e, como consequência, menor consumo”, diz ela.

Já a auxiliar de serviços gerais Sheila Gomes, 22 anos, diz que a palavra economia não faz parte do dicionário de sua família. “Mesmo tendo em casa equipamentos mais econômicos indicados nos selos, não costumo retirar alguns que não estão em uso das tomadas, por exemplo, e sei que isso não reduz a minha conta de luz”, revela ela.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.