Famílias já desfrutam de coletores solares de energia

Instalado pela AES Sul, equipamento já está em pleno funcionamento e deve reduzir consumo de energia elétrica em 40% 

Identificados através de levantamento efetuado pela AES Sul, 34 famílias de baixo poder aquisitivo, além de terem a energia elétrica de sua residência regularizada recentemente, através do Projeto Transformando Consumidores em Clientes, receberam da empresa a instalação dos coletores solares para aquecimento de água, em substituição à utilização dos chuveiros elétricos, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica. “Queremos trazer às famílias contempladas a possibilidade da utilização da energia de forma segura e racional, assim como o resgate da cidadania e o aumento da autoestima, o que já pode ser comprovado através dos resultados obtidos até o momento”, salienta Robert dos Santos, gerente regional da AES Sul. 

Metas do projeto no Estado: 

* 4.000 famílias estão tendo o fornecimento de energia regularizado;

* 3.000 geladeiras substituídas por equipamentos eficientes;

* 4.000 chuveiros eletrônicos instalados;

* 300.000 lâmpadas substituídas;

* 150 coletores solares estão sendo instalados. 

:: ENTREVISTA ::

A Plateia: Como surgiu a necessidade de implantação deste novo projeto da AES, em Livramento?
Robert dos Santos: A instalação dos coletores solares é mais uma etapa do nosso Programa de Eficiência Energética. Os coletores solares para aquecimento de água substituem a utilização do chuveiro elétrico, reduzindo o consumo de energia elétrica e, consequentemente, o valor da conta de luz destas famílias.

A Plateia: Quem são as famílias beneficiadas?
Robert dos Santos: São famílias que tiveram o fornecimento de energia elétrica regularizado recentemente, dentro do Projeto que denominamos “Transformando Consumidores em Clientes”. Em Sant’Ana do Livramento, 247 famílias estão participando deste projeto, em sua maioria famílias as que não possuíam recursos para fazer a instalação do poste e do medidor de energia. Todos os contemplados tiveram seu cadastro regularizado junto à empresa e tiveram a instalação elétrica de suas casas modernizada, e agora nesta etapa do projeto 34 famílias estão recebendo os coletores solares para aquecimento de água. Uma premissa básica para o recebimento do coletor é também estar com o fornecimento de água regular.

A Plateia: Outras pessoas podem participar do projeto? Até mesmo aquelas não enquadradas no baixa renda?
Robert dos Santos: Todos os beneficiados foram identificados a partir de levantamento efetuado pela AES Sul. A identificação dos participantes no projeto seguiu critérios técnicos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A Plateia: Como funciona a instalação do coletor solar?
Robert dos Santos: O equipamento que estamos instalando possui um coletor solar e um reservatório térmico. É um sistema muito eficiente, a água circula pelo coletor solar chegando a ficar aquecida em até 60ºC e, a partir daí, é armazenada no reservatório que conserva a temperatura da água. Como a finalidade é reduzir o consumo de energia elétrica do chuveiro, estamos acoplando a tubulação de água quente diretamente à entrada do chuveiro, com isso, o nosso cliente poderá, através de um misturador, mesclar com a água fria, deixando-a na temperatura que quiser. É um conforto merecido para essas famílias.

A Plateia: O equipamento necessita de algum tipo de manutenção?
Robert dos Santos: Os usuários recebem uma cartilha com as características técnicas do equipamento e cuidados a serem tomados, não necessita de manutenção e revisões. Mas, em todo o caso, temos a garantia de um ano junto ao fornecedor.

A Plateia: Em termos de economia, o que representa este projeto para os lares beneficiados?
Robert dos Santos: Como todo o projeto de eficiência energética efetuado em lares, depende muito da quantidade de pessoas na família e demais equipamentos existentes. No entanto, para estes clientes do programa, a redução da conta poderá chegar a 50%, tendo em vista que o equipamento de maior consumo em suas residências é o chuveiro elétrico.

A Plateia: Como tem sido a receptividade da comunidade frente a estes novos projetos da AES Sul?
Robert dos Santos: O apoio é muito grande, a comunidade abre a porta de sua residência aos nossos profissionais e confia na proposta da AES Sul. Nossa equipe está sempre atenta às necessidades da comunidade e direciona a utilização do recurso em projetos que beneficiem a população mais carente, gerando conforto e inclusão social das famílias. 

Famílias comemoram banho quente sem gastos extras 

Chuveiros podem ser usados tanto com energia elétrica, quanto com a solar

Rosângela já aproveita a nova tecnologia em sua residência

Há cerca de uma semana, pelo menos três famílias já aproveitam a nova forma de energia com felicidade. “A água sai melhor que o normal”, surpreende-se a dona de casa Tamara Espíndola Borges, 24 anos, comparando a temperatura da água que sai do chuveiro elétrico com a água aquecida pelo sol. Utilizando o equipamento há cerca de uma semana, a família de seis pessoas comemora a economia que deverá acontecer na conta de luz. “É uma boa economia, sobra um dinheiro muito bem-vindo”, conta Tamara.

Rosangela dos Santos Dias, 35 anos, considera a iniciativa “uma bênção para os pobres. Nem acreditei quando vi a água quente saindo do chuveiro”, conta ela, que já tinha ouvido falar no sistema de energia solar, mas nunca imaginou que um dia teria essa tecnologia em sua residência.

Apesar de não ter recebido a conta de luz, a dona de casa estima que a redução no valor seja significativa. “A melhor coisa é poder tomar banho quente sem a preocupação de estar gastando luz”, comemora.

A também dona de casa Kelly Inajara Vieira tem o coletor em sua residência há aproximadamente 15 dias, mas só conseguiu utilizar o equipamento no domingo. “Não conseguimos usar antes, pois não tinha sol”, disse. Kelly elogiou o projeto. “É um projeto muito bem feito, que proporciona economia de energia, pois o que mais gasta luz é o chuveiro”, avalia.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.