Festa da Pera evidencia potencial da fruticultura em Sant’Ana do Livramento

Evento reuniu visitantes, autoridades e convidados e uma pequena mostra do potencial e das dificuldades de acesso para escoar a produção

Da esq. para dir.: A rainha Juvenil, Fernanda Nunez Pereira e infantil, Bruna Pereira da Silva

Foi apenas a primeira edição do evento que reuniu um grande número de convidados, autoridades e visitantes, boa parte curiosa por conhecer de perto todo o potencial produtivo da fruticultura da pera em Sant’Ana do Livramento. De acordo com Tanise Carrali, integrante da comissão responsável pela organização do evento, os visitantes receberam uma grande quantidade de informações sobre os passos que estão sendo dados nesta área de atividade, que representa potencial significativo como gerador de emprego e renda.

Da esq. para dir.: O vice-prefeito Edu Olivera, o vereador Itacir Soares, o proprietário da fazenda São Leonardo, Moacir Pereira, e o secretário de Cultura, José Newton Canabarro

Idealizada pelos proprietários da Fazenda São Leonardo, Moacir e Neiva Pereira, a festa teve a equipe de trabalho formada pela família Pereira e moradores da comunidade da Coxilha de Santo Inácio. “O saldo foi bem positivo, pois foi uma iniciativa particular da família Pereira. O objetivo era chamar atenção das autoridades para a falta de condições das estradas para escoamento da produção, buscar incentivo junto ao município e promover momento de lazer ao homem do campo”, ressaltou Tanise.

A 1ª edição da Festa da Pera, que aconteceu no domingo (11), na Fazenda São Leonardo, contou com a presença do vice prefeito Edu Olivera, acompanhado do Secretário Municipal de Cultura Esporte e Lazer, José Newton Canabarro, Secretário Executivo da Agricultura, Aldomir Jose Vedovato, e o vereador Itacir Soares (PT). Na oportunidade, o vice-prefeito conversou com o proprietário da Fazenda, Moacir Pereira, que mostrou o pomar da propriedade e falou a respeito das dificuldades enfrentadas para manutenção do local, que está localizado na Coxilha de Santo Inácio. O vereador Itacir Soares destacou aos organizadores do evento a evolução da produção da fruta com diversas variedades que se adequaram às condições climáticas da região. Soares salientou, também, que o município tem tudo para crescer nesta cultura da produção de pera, “assim como Vacaria evoluiu na produção de maçã, nós também devemos organizar a cadeia da pera, agregando valor ao produto. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos produtores para comercialização, mas estamos juntos à secretaria de agricultura do município, agilizando esse processo”, comentou o vereador.

O evento contou, ainda, com uma variada mostra de produtos confeccionados artesanalmente pelos moradores da região

O vice-prefeito Edu Olivera degustou os diversos produtos feitos com pera e recebeu as rainhas da festa, Bruna Pereira da Silva, infantil, e Fernanda Nunez Pereira, juvenil. “Estão todos de parabéns, com certeza a iniciativa da realização desta primeira festa receberá muitos adeptos e a próxima edição terá participação direta da Prefeitura de Livramento. Esse será um compromisso nosso de, além de oportunizar reuniões periódicas com os produtores de pera, buscarmos apoio tecnológico, com o objetivo de agregar a fruta à merenda escolar das crianças de escolas municipais” – avaliou Edu.

Também esteve presente a Cia P com P de Teatro, com o espetáculo ‘Tio Juca e sua Família, cada vez aumenta mais’, que conta as peripécias de um gauchão à moda antiga e que descontraiu o público e autoridades presentes, na tarde de domingo. O evento contou, ainda, com a coroação das rainhas.

A comunidade de Santo Inácio esteve presente com moradores antigos e representantes do assentamentos vizinhos e produtores de soja da região. “Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os que ajudaram de uma forma ou de outra e, de antemão, a comunidade pode estar certa que ano que vem o evento será melhor e de maiores proporções. Como embaixatriz da 1ª Festa da Pera, posso afirmar que já começamos a buscar incentivos e fomentos para a produção local e para a próxima festa”, finalizou Tanise Carrali.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.