Qualificação de ovinocultores

Nesta quinta-feira, em Caçapava do Sul, reunimos representantes de onze municípios e de entidades parceiras para dar início ao programa de capacitação de ovinocultores gaúchos. Entre estes municípios, que estão na região que vai de Uruguaiana e Pinheiro Machado, passando por Livramento, Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel, Quarai, Rosário e Alegrete, estão os maiores produtores de ovinos do Estado. O programa é aquele em que vamos investir cerca de R$ 1,5 milhão para qualificar cerca de 800 ovinocultores, somando esforços da Secretaria da Agricultura e a parceria Juntos para Crescer, uma ação integrada entre Farsul, Sebrae e Senar. A iniciativa foi gerada pelo grupo técnico “Extensão da pecuária familiar”, criado dentro da Câmara Setorial da Ovinocultura. Apostamos muito nesta iniciativa que, certamente , fortalecerá ainda mais, o segmento que passa por um bom momento. 

Alternativas para o milho 

Estamos construindo, junto com o Ministério da Agricultura, e sistema bancário, um projeto que crie as condições necessárias para que possamos reter o milho produzido em nosso Estado, para que não seja necessário importar o grão do centro-oeste, operação onerosa para o custo de produção de suínos e aves, especialmente. Nesta sexta-feira teremos a segunda reunião do Grupo de Trabalho que criamos e que já tem algumas alternativas em estudo. 

Milho irrigado 

Voltamos de Ijuí, onde participamos, juntamente com o governador Tarso Genro, da segunda abertura oficial da Colheita do Milho no Estado, muito mais otimistas do que quando saímos de Porto Alegre. Sentimos que há espaços para que a lavoura cresça e, fundamentalmente, para que possamos continuar avançando nos ganhos de produtividade. Assinamos dois contratos do Mais Água, Mais Renda. Um dos produtores, que está financiando R$ 301 mil para aquisição de um pivô, pretende aumentar em 80% a sua produção de milho. É estimulante e desafiador o novo momento do milho em nosso Estado. 

Fixação do jovem no campo 

Fui convidado pela direção da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), para falar no lançamento da Expoagro Afubra, ato marcado para o próximo dia 28, sobre os desafios do agronegócio e a fixação do jovem no meio rural. Aceitei o convite porque este é um tema que nos desafia e que perpassa todas as políticas que construímos no Governo do Estado, especialmente aqui na Secretaria da Agricultura. Temos o entendimento que o que deve nos orientar toda a vez em que pensamos num novo programa, num novo projeto, é o compromisso com o aumento da renda do produtor. Com isso, por uma relação direta, contribuímos para melhorar a qualidade de vida do homem rural e da sua família, o que dá perspectiva de futuro para todos, especialmente para os jovens.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.