Cineasta Federico Bonani aborda projetos à comunidade santanense

Bonani e os participantes do encontro

Bonani e Secretaria de Cultura unidos na promoção de cursos técnicos na área de audiovisual

Ocorreu ontem um encontro com Federico Bonani, cineasta santanense, promovido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com a presença do secretário J. N. Canabarro.

Bonani iniciou falando sobre sua trajetória profissional, de 20 anos de trabalho, e de como se especializou em cenas de batalhas, realizando todo tipo de produtos audiovisuais, como minisséries, longas, curtas, filmes publicitários, vídeo clips, institucionais, programas e documentários.

Um dos pontos altos do encontro foi o desejo demonstrado por Bonani em desenvolver oficinas, movimentando o mercado santanense, no intuito de aumentar a mão de obra, que atualmente é deficitária no mercado nacional. Os cursos de aperfeiçoamento na área de audiovisual são específicos nas áreas de roteiro, operação de câmera, estudo de locação, edição de arte, produção de elenco, entre outras atividades exigidas para a execução de um filme.

“Existem 200 canais, mais de 168 horas de programação, onde está a mão de obra para suprir toda essa demanda?”, questionou Bonani. E concluiu: “Temos que dar oportunidades para jovens talentos e eu sei que aqui em Livramento tem muitos”.

O cineasta ainda relatou que sua vinda a Sant’Ana do Livramento, sua cidade natal, tem um propósito claro de apresentar projetos audiovisuais para os empresários, e unir com recursos nacionais como o Fundo Setorial de Audiovisual (FSA).

“As cidades de Pelotas e Bagé estão desenvolvendo muitos projetos na área audiovisual, quero que minha cidade pertença a esse roteiro”, destacou, concluindo: “Histórias curiosas, e personagens que passaram por Livramento, temos de sobra para abordar. Pessoas capacitadas e as que iremos capacitar também teremos. Agora, é correr atrás de recursos e unir as forças com aqueles que acreditam que isso possa ser possível”.

No fim do encontro, Federico Bonani e os participantes debateram o nome de um grupo no facebook, para que se dê continuidade aos debates relacionados a esse projeto. Foram vários nomes sugeridos, entre eles Cinefronteira, Cinelivramento e Cinefronteiradapaz.

Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, através do secretário Canabarro, disponibilizou um espaço na Casa de Cultura Ivo Caggiani para que as oficinas possam ser implementadas.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.