Estação Cultura é oficialmente inaugurada para a população

Valter Hermes, 95 anos, contou um pouco de sua trajetória no cinema

Proposta do espaço é resgatar a história, a cultura e promover o turismo de Sant’Ana do Livramento

Aconteceu, no fim da tarde de ontem, a solenidade de abertura ao público da Estação Cultura, que, a partir de agora, é administrada pelo poder público santanense, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Na oportunidade, foram apresentados aos convidados a casa e os espaços que compreendem o prédio, indicando as novidades. Na sala de projeção cinematográfica, foi exibido um curta-metragem, elaborado especialmente para essa inauguração, mostrando uma retrospectiva do cinema e uma homenagem a Valter Hermes, um dos pioneiros do cinema para as comunidades mais carentes de Sant’Ana do Livramento.

No segundo andar do prédio, onde estão situadas três salas de exposições, foram apresentadas obras específicas, em cada uma delas: uma com cerâmica, outra com fotografias do curso promovido pelo SESC, e a terceira expondo o acervo da Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento.

Segundo disse Vera Reis, coordenadora do evento e responsável pela Estação Cultura, a programação será específica, sempre relacionada à história e cultura da cidade, com os pontos turísticos e com as entidades que formam a “comissão de frente cultural da cidade”, como os hotéis, vinícolas, produtores de mel, artesãos. “O espaço aqui também deve oportunizar que nossos produtores mostrem seu trabalho, que o turista ou visitante local venha aqui e possa ter informações não só do roteiro turístico, mas do que a cidade oferece, através de passeios guiados”, ressaltou Vera.

O prefeito Glauber Lima, ao fazer uso da palavra, salientou a importância do homenageado da noite e também enfatizou que a Estação Cultura estará aberta à comunidade santanense e riverense. “É com imenso prazer que entrego, na noite de hoje, este espaço cultural para a população santanense. A Estação tem agora a missão de levar cultura, arte, ciência ao nosso povo. Aproveitem este local, é de vocês”. 

Visitação

A partir desta sexta-feira, a Estação Cultura já está aberta à visitação, durante a semana ou com agendamento, aos sábados e domingos. De segunda a sexta-feira, o horário de funcionamento é das 8h às 17h. Aos sábados, o horário será diferenciado, e aos domingos, o funcionamento será mediante agendamento de integrantes de escolas e demais grupos. Nesses horários especiais, segundo informou Vera Reis, “a estação vai se agregar às programações de arte e cultura existentes na cidade. Por exemplo, já está programado o Juninão na Praça em breve, então, nesse dia, a estação estará aberta para o público”, explicou. 

Cine Estação

A exibição de filmes no Cine Estação será realizada através de agendamentos. No sábado, em que a Estação vai ficar aberta todo o dia, serão estipulados horários e será realizada divulgação prévia dos filmes a serem exibidos. Mas, em suma, os filmes terão comentarista, serão relacionados com a história ou trabalhos escolares. “Serão temas específicos, sempre relacionados a atividades que estão acontecendo no município ou também relacionados à história de Sant’Ana do Livramento. Essa é a proposta”, destacou Vera.

Prefeito Municipal Glauber Lima salientou a intenção de realizar diversas atividades na Estação Cultura

SERVIÇO 

Estação Cultura

Horário de visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Sábados com horário diferenciado
Domingos, mediante agendamento prévio 

O que oferece:

Sala de cinema (Cine Estação), exposições de arte e exposições de produtos genuinamente santanenses, passeios guiados 

Cine Estação:

Exibição através de agendamentos
Aos sábados, exibição de filmes com título e horário divulgados previamente

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.