Plenário lotado para debater resíduos sólidos

Plenário lotado serviu para a realização dos debates

Na tarde ontem, o plenário da Câmara de Vereadores ficou lotado para a discussão sobre o andamento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A audiência pública, proposta pela vereadora Carine Frassoni (PMDB), que recebeu congratulações dos presentes pela iniciativa de propor este amplo debate, deu oportunidade para toda uma comunidade poder se manifestar sobre o tema, que faz parte do cotidiano do nosso município.

Por mais de três horas, o grande público presente, composto de representantes de entidades, cooperativas de catadores, empresas privadas, associações, universitários e poder público puderam contribuir com sugestões e encaminhamentos na vontade de ver acontecer em nossa cidade diretrizes básicas do Plano de Resíduos Sólidos, tais como a coleta seletiva, a reciclagem e a compostagem do lixo.

Inúmeros encaminhamentos foram feitos, entre eles o requerimento de autoria da vereadora Carine Frassoni, subscrito por mais oito vereadores, para a criação de uma subcomissão especial para acompanhar o desenvolvimento do Plano Municipal de Resíduos Sólidos.

Foi requerido também o encaminhamento da ata da audiência pública, tanto para o Ministério Público, quanto para o Tribunal de Contas do Estado. O evento serviu para a apresentação da minuta do anteprojeto de lei embasado na Lei Federal 12.305|2010 que já vem sendo debatido com inúmeros segmentos da sociedade e também com os participantes da audiência, que tiveram a oportunidade de dar a sua contribuição na elaboração deste anteprojeto de lei de autoria da vereadora Carine Frassoni, que após tramitar no Legislativo, se aprovado, será encaminhado ao Executivo Municipal.

Representando a municipalidade, além do secretário de Administração, Fabrício Peres da Silva, os dois técnicos do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Elói Luft e Ana Cristina Yebra, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, tiveram papéis preponderantes na construção do debate. Ao finalizar a audiência, a vereadora Carine Frassoni agradeceu a presença do Secretário de Administração Fabrício Peres, de todos os vereadores que acompanharam o evento, os segmentos das cooperativas e associações de catadores, e os representantes de projetos sustentáveis, como a senhora Magali Correa, idealizadora do Projeto Pet.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.