Livramento receberá audiência pública sobre resíduos sólidos

Evento deve contar com a participação de autoridades estaduais e prefeitos de 12 cidades da região.

Mapa do plano estadual de resíduos sólidos.

A SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) tem por incumbência legal o tratamento dos resíduos sólidos. A Lei federal de2 de agosto de 2010, determina que sejam realizados planos estaduais e municipais para a gestão de resíduos sólidos. Segundo Fabricio Dias Logueiro, Chefe de Gabinete do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Neio Lucio Pereira, foi realizado um processo de licitação para a contratação de uma empresa de consultoria, que está elaborando, com a coordenação do Engenheiro Agrônomo Luiz Henrique Nascimento e juntamente com técnicos da FEPAN(Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler) o plano de resíduos do Rio Grande do Sul. “Em Livramento, nós fomos muito bem recebidos pelo secretário de planejamento Fábio Perez e sua equipe, em reunião, apresentamos um oficio enviado pelo secretário estadual de meio ambiente, que solicita que a cidade seja sede de uma audiência pública para o debate do tema”. Acrescenta Fabricio.

Ainda não há data marcada para a audiência, porém ela está prevista para acontecer entre o fim de maio e o inicio de junho. Um consultoria será realizada a fim de buscar informações de como está a situação dos resíduos na região e no estado e após idealizar soluções para as demandas encontradas.

Fabricio Dias Loguercio, chefe de gabinete do Secretário Estadual de Meio Ambiente (E); Luiz Henrique Nascimento, coordenador do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e Luiz Maciel, agente florestal do DEFAP/SEMA em Livramento.

Cidade sede do projeto

Segundo Luiz Henrique, já se vinha trabalhando par fazer esse trabalho em conjunto com o Uruguai e como Livramento é uma das cidades que mais representa a união entre os dois países e os munícipes já tem uma relação muito peculiar. Outro ponto que resultou na escolha foi a questão estrutural, buscando cidades que possam receber centenas de autoridades para o debate.

Dias Loguercio, chefe de gabinete do Secretário Estadual de Meio Ambiente (E); Luiz Henrique Nascimento, coordenador do Plano Estadual de Resíduos Sólidos e Luiz Maciel, agente florestal do DEFAP/SEMA em Livramento.

 

 

 

 

O que você faz com o seu lixo?

Nara Couto – Vila Menezes:
“Eu sempre fui a favor da coleta seletiva, costumo fazer isso em casa, além de ser importante para o meio ambiente facilita o trabalho dos catadores”.

 

 

 

Clovis Maciel – Vila Menezes:
“Eu acredito que a possível vinda de uma usina para livramento iria beneficiar muito a cidade, com o meu lixo eu costumo separa-lo e não jogar materiais perigosos, como pilhas no lixo comum”.

 

 

Benefícios para a sociedade

Segundo Luiz Maciel, agente florestal do DEFAP/SEMA (Departamento Estadual de Florestas e Áreas Protegidas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente) em Livramento, A proposta abre uma discussão para o melhor aproveitamento e destinação do lixo, seja ele hospitalar, industrial ou doméstico. “A partir daí, como consequência, pode acontecer de ser construída uma usina na cidade, quem sabe. Serão 12 cidades participando, com isso pode-se chegar ao governo para a captação de recursos para o projeto”, salienta Luiz.

Luiz Henrique Nascimento, coordenador do plano estadual de resíduos sólidos, alerta que 2014 é o ano limite para as prefeituras descarregarem os resíduos em lixões, a partir de agora elas serão obrigadas a descarregar seus resíduo domiciliar em um aterro sanitário ou local licenciado. “ Deve ser assim para todos os lixos, sejam provenientes da construção civil, hospitalar ou industrial. Esse trabalho faz um levantamento de tudo que é gerado na região em termos de resíduos e quais suas alternativas, após apresentar para a sociedade, afim de pensar em quais são as melhores soluções para as demandas encontradas. Se reunirmos os 12 municipios e montar um projeto que atenda a todos, este irá resultar em uma redução de custos as cidades”.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.