Nota fiscal eletrônica é tema de curso no Centro de Inclusão Digital

Treinamento no Centro de Inclusão Digital versou especificamente sobre a prática no sistema

Colaboradores, contadores, assistentes contábeis e administrativos, bem como outros profissionais que trabalham cotidianamente com

A iniciativa da Secretaria da Fazenda foi planejada pelo titular da pasta, secretário Paulo Lago, ouvindo vários dos contadores que atuam em âmbito local prestando serviços.

De acordo com Lago, está sendo ministrado um treinamento no Centro de Integração Digital (CID), localizado no parque da Hidráulica, com a finalidade de possibilitar toda a assimilação do acesso e do ambiente do sistema da Secretaria da Fazenda, os procedimentos necessários para emissão de guias e outros trâmites pertinentes ao ISSQN, através da internet, via portal da Prefeitura Municipal. O treinamento teve início no dia, sendo concluído neste 24 de janeiro e a ideia, conforme o secretário da Fazenda, é de que a partir de 1º de fevereiro, os profissionais e escritórios de contabilidade possam fazer as emissões através da internet, já com o sistema da Prefeitura funcionando sem qualquer tipo de falhas.

A capacitação, que está sendo ministrada pelo instrutor Fernando Henrique Martins Sarzi, consultor da empresa SigCorp, versa sobre o SigCorp, uma ferramenta completa e poderosa para a modernização da administração tributária municipal, garantindo a total gestão da arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN.

O instrutor da SigCorp, Fernando Henrique Martins Sarzi, passou os detalhes sobre a metodologia aos participantes

O sistema está em conformidade com as Leis e Decretos Municipais, visando ao incremento da arrecadação e coibindo a evasão fiscal, seja na forma de sonegação, elisão, omissão, fraude ou mesmo a inadimplência. O sistema é 100% WEB, roda em ambiente seguro (HTTPS) e armazena todas as informações em Datacenter com a mais alta tecnologia, garantindo a total segurança das informações.

O SIGISS é um sistema integrado e administra todos os fatos geradores do ISSQN, desde a AIDF até o controle de recebimento do boleto, passando, principalmente, pela Nota Fiscal de Serviços – NFS-e, escrituração eletrônica dos prestadores e tomadores, gestão da ação fiscal, dentre outros.

Em uma única ferramenta, a Administração Municipal poderá gerir com eficiência todo o processo de arrecadação e controle do tributo. O sistema ainda permite o cruzamento de informações para geração de relatórios específicos para análise e tomada de decisões. Para os usuários, esse treinamento permitirá o conhecimento completo sobre os procedimentos para manter em dia o processamento dos dados e informações pertinentes ao tributo por parte dos encarregados desse setor, nas próprias empresas ou nos escritórios contábeis responsáveis.

Lecy Elguy, Paula Jaqueline, Jaqueline e Maria, de A Plateia e RCC FM frequentando o curso

No que diz respeito à relação entre a administração e contribuinte, é possível salientar alguns benefícios gerados a partir da transparência de informações, quais sejam aumento da arrecadação em função do controle; não há como onerar o contribuinte (novos impostos e aumento de alíquotas); redução da evasão (Sonegação, Elisão, Omissão, Fraude ou Inadimplência), proporcionando ainda visão de modernidade, justiça fiscal e austeridade; redução dos custos no processo de arrecadação; facilidade da administração; cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, além do chamado ganho político, também digno de consideração.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.