Primatas superiores

Os conflitos são parte da realidade. Sem eles, talvez fosse chato viver… A mesmice nunca é agradável. O ser humano é movido pelo novo, por aquilo que o provoca, o faz sair do lugar, move seus olhos em alguma direção. E em alguns momentos ele é colocado diante de determinadas situações que testam suas capacidades.

É aí que se torna possível conhecer as potencialidades de cada um, dando a medida sobre o que é plausível e o que é possível, o que deve e o que não pode ser feito. Recuar, agir, ter cautela, ter perspicácia. As ações se misturam à medida de cada ser e suas percepções. E o que fazer? Qual a melhor atitude? Tudo depende de cada um, porque um é diferente do outro, porém, ao mesmo tempo, conceitualmente igual. É por este motivo que vale pensar sempre no todo. Ninguém vive isolado, mas, de outro modo, pode não estar totalmente integrado.

Muitas são as distâncias que nos separam uns dos outros. Distâncias afetivas, de desejos, de intenções, ou mesmo territoriais. Sim, porque vivemos em um mesmo terreno, mas as colmeias humanas, chamadas pelos humanos de cidades, estão a alguns quilômetros umas das outras. O fato é que é preciso pensar no todo. Não vivemos sozinhos, no máximo, nos escondemos na solidão como forma de fugir desse cotidiano turbulento com o qual, é claro, aprendemos a conviver.

Nem por isso devemos satisfazer-nos com tudo isto. Precisamos agir. Para cada coisa, uma solução; para cada problema, uma saída. Entretanto, o coletivo, infelizmente, é esquecido, e o individual realçado nesta sociedade dita global em que consumir é o mais importante. O ser humano não está aqui para viver só. Humano.

Está acessível a todos, em qualquer dicionário. Humano (conhecido taxonomicamente como Homo sapiens, do latim “homem sábio” e também chamado de pessoa, gente ou homem) é a única espécie animal de primata bípede do gênero Homo ainda viva. Os humanos anatomicamente modernos originaram-se na África há cerca de 200 mil anos, atingindo o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos.

Segundo a Ciência, “os membros dessa espécie têm um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a resolução de problemas. Esta capacidade mental, associada a um corpo ereto, possibilitaram o uso dos braços para manipular objetos, fator que permitiu aos humanos a criação e a utilização de ferramentas para alterar o ambiente a sua volta mais do que qualquer outra espécie de ser vivo. Outros processos de pensamento de alto nível, como a auto-consciência, a racionalidade e a sapiência, são considerados características que definem uma pessoa”.

Como a maioria dos primatas superiores, os seres humanos são sociais por natureza, sendo particularmente hábeis em utilizar sistemas de comunicação, principalmente verbal, gestual e escrito, para se expressar, trocar ideias e se organizar. Os humanos criaram complexas estruturas sociais compostas de muitos grupos cooperantes e concorrentes, de famílias até nações. As interações sociais entre os humanos criaram uma variedade extremamente grande de tradições, rituais, normas sociais e éticas, leis e valores, que em conjunto formam a base da sociedade humana. A cultura humana é marcada pelo apreço pela beleza e estética o que, combinado com o desejo de expressão, levou a inovações como a arte, a escrita, a literatura e a música. O Homo sapiens, como espécie, tem como característica o desejo de entender e influenciar o ambiente a sua volta, procurando explicar e manipular os fenômenos naturais através da filosofia, artes, ciências, mitologia e da religião. Esta curiosidade natural levou ao desenvolvimento de ferramentas e habilidades avançadas. O ser humano é a única espécie conhecida capaz de criar o fogo, cozinhar seus alimentos, vestir-se, além de utilizar várias outras tecnologias. Os humanos passam suas habilidades e conhecimentos para as próximas gerações e, portanto, são considerados dependentes da cultura.

Percebeu a sutileza?

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.