Estado de conservação das escolas municipais é precário

Condições precárias das escolas municipais impressionam

Com a aproximação do ano letivo, problemas estruturais preocupam secretário

Enfrentando dificuldades estruturais nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação divulgou as datas previstas para o início do ano letivo na Rede Municipal de Educação. Para as escolas Infantis, as aulas iniciam no dia 5 de fevereiro, já para as escolas de Ensino Fundamental está previsto o dia 4 de março.

Segundo dados da Secretaria de Educação, 5.200 alunos estão matriculados na Rede Municipal, que disponibiliza 44 escolas, sendo mais da metade na Zona Rural do Município. Porém, as dificuldades que os alunos e professores terão neste início de Ano Letivo serão grandes. Para o secretário municipal de educação, professor Mário Santanna, a estrutura física das escolas está deficitária e dificultará o início das aulas: “O maior problema que enfrentaremos neste início de ano é com relação à estrutura física das escolas. As condições dos prédios são muito ruins, sendo apontadas como não aptas para exercer as atividades, pelo Conselho Municipal de Educação”.

Segundo Mário Santanna, há escolas totalmente destruídas e que necessitarão uma força-tarefa em regime de urgência, para que possam ficar aptas a receber alunos e professores: “Há escolas que não têm condições de receberem alunos. É o caso da Escola Novo Pampeiro, que está com a estrutura totalmente destruída e que foi agravada em decorrência do temporaldm dezembro passado. Porém, vamos reconstruir a escola em até 50 dias, fazendo um novo prédio, todo em alvenaria”, afirmou o professor.

Infelizmente, a Escola Nova Pampeiro não é a única com problemas. Na maioria das instituições municipais, problemas de conservação e estruturais se completam com a falta de mobiliários e materiais essenciais, como quadros negros.

Escola Novo Pampeiro ficou destruída após temporal

Professores:

Atualmente, a Secretaria de Educação dispõe de 815 funcionários, entre professores, merendeiras, secretárias e atendentes, sendo 250 profissionais contratados para exercerem suas funções pelo período de um ano: “Temos 250 funcionários provisórios, porém, uma das nossas metas para este ano é a realização de um concurso público, com aproximadamente 250 vagas. Esperamos suprir esta demanda, que é necessária para o município, pois estaremos dando um plano de carreira para os professores, com férias e planejamento anual, sem a necessidade de renovações todos os anos”, afirmou o secretário, que ainda não informou a data para a realização do Concurso Público: “Ainda estamos analisando o impacto orçamentário. Assim que for finalizado, esperamos publicar o edital para o concurso”, salientou Mário. 

Transporte escolar:

Atualmente, 14 veículos próprios do município realizam o transporte escolar de professores e alunos, além de aproximadamente 55 linhas licitadas. Segundo o secretário, a meta é iniciar um processo de controle e fiscalização do transporte, para que seja ofertado um serviço eficiente e seguro para as crianças e professores: “Um dos nossos desejos é diminuir o número de linhas licitadas, tentando ampliar a nossa rede própria de veículos”, afirmou. 

Mario Santanna está preocupado com situação das escolas municipais

Vagas:

Nas escolas de Educação Infantil, que são de responsabilidade do município, há lista de espera para a realização de matrículas, porém a Secretaria Municipal de Educação está tentando aumentar a oferta de vagas para atender toda a comunidade. Já na Educação Fundamental, não há dificuldades com o número de vagas ofertadas.

Segundo Mário Santanna, a Secretaria de Educação do Município vai cumprir com a sua obrigação de garantir um ensino de qualidade a todos os alunos, apesar de todos os problemas: “Contamos com o apoio de toda a comunidade, para que as dificuldades sejam superadas. Não mediremos esforços para que os problemas sejam sanados. Assim, conseguiremos efetivamente darmos melhores condições para que os professores e alunos possam desenvolver um processo de aprendizagem com qualidade no nosso município”, finalizou.

Por Luís Fernando Martins

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.