Entendimento

Muito se fala – não sem justo motivo – no quanto está difícil manter qualquer tipo de atividade, seja na área comercial, seja no setor industrial, seja ainda no segmento da prestação de serviços, devido à crise que teima em se manter instalada na economia. Há, porém, uma outra desculpa sempre apontada por quem deveria investir em seu negócio, na busca de melhores resultados que venham, mais adiante, a contribuir também para o desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento como um todo: a aparente falta de crença da população santanense em seu próprio futuro.

É verdade que uma nova aura parece estar se aproximando, fazendo com que os santanenses passem a perceber que seus respectivos papéis como cidadãos são importantes. Há investimentos realizados em Livramento, porém, o poder de compra dos salários – em geral – ainda não é suficiente para fazer girar a roda da economia em uma escala mais densa, a ponto de permitir desenvolvimento em índices mais adequados ao porte da cidade.

Várias empresas santanenses, contudo, vêm dando exemplos de que não se pode permitir que o fantasma da crise econômica escureça os caminhos a tal ponto que o empreendedor fronteiriço deixe de arriscar na busca de um melhor retorno em seu negócio. Diversas empresas investem em qualificação na busca de uma faixa de consumidores que até então não vinham conseguindo atingir a contento, em uma verdadeira demonstração de coragem administrativa e consciência com relação à necessidade de empreender para mudar o quadro de crise. A desculpa de que o consumidor está sem dinheiro, usada por muitos para justificar a ausência de clientes, na realidade não passa de uma forma de justificar a própria falta de iniciativa empreendedora, em alguns casos, pois dependendo do produto ou mercadoria, a venda se dá no atendimento, nos diferenciais. Deixar de atender muito bem, independente da aparência do cliente ou do que se imagina que ele exerça como profissão, é tudo que não se pode fazer no disputado mercado atual. Com tanta oferta de produtos na praça, se destacará quem conseguir conquistar e manter maior número de clientes. Demonstrando que não querem acomodar-se no tempo, essas empresas vêm investindo e inovando a cada dia, ampliando suas áreas de atuação, emprestando know-how e credibilidade para outros segmentos em que constatem haver a necessidade dos consumidores.

E é assim que deve proceder toda aquela empresa que realmente quer crescer e confirmar sua presença no mercado. Espelhando-se em quem investe, em quem acredita, os empresários santanenses contribuem para a movimentação da engrenagem da econômica, levando outros comerciantes a investirem e, assim, a contribuirem para o desenvolvimento do município, gerando empregos e auxiliando o crescimento social através do necessário aquecimento econômico necessário para a promoção do progresso comunitário.

O desenvolvimento depende muito mais de atitude e proatividade do que dinheiro. Quando essa lógica for perceptível, será possível alcançar os objetivos comuns tão apregoados.

O problema central é o cruzar de braços de uma maioria, o criticar permanente de uma significativa parcela, o desinteresse completo de outra. Do latim aptitudinem – atitude, através do italiano attitudine significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante.

Note-se que há uma série de conceitos, individuais e coletivos, próprios e subjetivos, quando o tema é mudança. O cerne está na personalidade de cada um. Os psicólogos utilizam o termo em um sentido neutro e universal, como representando aquilo que caracteriza o indivíduo. Embora haja uma infinidade de definições, o ponto central é a consistência das reações que uma pessoa tem em diversas situações. A maneira como cada um vê a si próprio está intimamente relacionada à noção de personalidade. Consciente ou não, cada um tem uma imagem de si mesmo que influencia tudo o que diz ou faz. São os valores, as crenças, habilidade de lidar com o mundo e os objetivos em mente.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.