A infância contra afogamentos

Grupo de meninas e meninos junto com os bombeiros instrutores

Crianças da comunidade participam do projeto Salva-Vidas Mirim, no Batuva
Os pequenos receberam orientações sobre os cuidados ao entrar na água e noções de salvamento e de primeiros socorros em caso de afogamento.

Interação entre instrutor e participantes

Entre momentos sérios e outros de descontração, a gurizada que foi ao Batuva para participar do Projeto Salva-Vidas aprendeu muito sobre os cuidados na hora do banho – seja de rio ou de mar – acidentes, afogamentos e primeiros-socorros. O Projeto Salva-Vida Mirim tem o objetivo de difundir ao público infantil, de forma lúdica, conhecimentos sobre prevenção e cuidados a serem tomados durante o veraneio, visando à redução do número de afogamentos envolvendo crianças.

Buscando aproximar a teoria à realidade, os 29 participantes assistiram a uma simulação de salvamento, na qual foram explicados os procedimentos e cuidados em casos de afogamento. Tanto nas horas de brincadeiras, quanto nos momentos mais teóricos, as crianças ficaram atentas e receptivas aos novos conhecimentos. “As atividades lúdicas ajudam no aprendizado”, observou o 1° Tenente Gonçalves.

A temperatura da água não permitiu que as crianças entrassem no Batuva, apenas os bombeiros enfrentaram o frio na hora em que realizaram a simulação. Muitos pais e familiares acompanharam as crianças e observavam com atenção as ações e movimentos do instrutor. A oportunidade para os adultos será em fevereiro, quando acontecerá em Livramento o projeto Salva-Vidas Masters. 

Instruções de como proceder em caso de afogamento

Equipe

A equipe formada por 10 bombeiros foi coordenada pelo 1º Tenente José Antônio de Oliveira Gonçalves, que comentou que o projeto é desenvolvido há 14 anos pela Brigada Militar, objetivando preparar as crianças e, indiretamente, suas famílias, para aproveitarem o veraneio com segurança e tranquilidade.

Prevenção

Na opinião do Tenente Coronel Pedro Ricardo Burgel, comandante do 10º Comando Regional de Bombeiros, o projeto tem como objetivo aumentar o número de prevencionistas e formar multiplicadores de prevenção. As crianças que participaram do Salva-Vidas Mirins receberam, além de orientações, uma camiseta e certificado de participação. Nos próximos fins de semana, as atividades serão em Rosário do Sul e Manuel Viana.

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.