Novo olhar à fronteira

As expectativas que se apresentam atualmente à sociedade santanense, com a concretização do sonho da usina eólica e todo o incremento econômico que ela certamente vai representar para Livramento, com o agora permanente e praticamente auto-sustentável movimento de milhares de turistas que semanalmente passam por aqui e deixam parte de seu dinheiro na economia local, com a plena e crescente participação do ambiente universitário no cotidiano social, com a inauguração prevista para os próximos dias do novo hotel-cassino na fronteira, entre tantas outras boas novidades que se fazem constância nesse período, levam inevitavelmente a uma reflexão que se torna até mesmo replicante entre as lideranças locais: a fronteira está pronta para aproveitar tudo isso? Melhor: a fronteira está sabendo aproveitar esse momento de otimismo? É um momento que mostra que Livramento tem grandes oportunidades a explorar mas aparentemente prevalece uma incapacidade coletiva de acionar o “iniciar” no processo de recuperação do otimismo na prática, com iniciativas de novos investimentos, empreendedorismo, enfim. Isso depende da ação da comunidade.

Para muitas pessoas importantes e até mesmo formadores de opinião, o empreendedor é simplesmente aquela pessoa que abre um negócio, que inova, que toma a iniciativa de fazer acontecer seu projeto como resultado de seus próprios meios, e não pela iniciativa de outros. O empreendedor é muito mais do que isso, mas, muitas vezes, nem precisa ser isso. O contato com família, escola, amigos, trabalho, sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de alguns talentos e características de personalidade e bloqueando ou enfraquecendo outros. Valoriza-se cada vez mais o talento profissional. O caminho, portanto, está aberto. É preciso apenas que se deixe de simplesmente buscar o emprego, e se passe a mostrar capacidade para merecer a vaga, para ocupar esse espaço – ou, mais que isso, para criar esse espaço. É preciso ser empreendedor, como fruto da relação constante entre os talentos e características individuais e o momento atual, que oferece diferentes oportunidades e exige de nós somente desenvolver uma visão do ambiente, ser capaz de contagiar pessoas com sua idéia, é estar pronto para trabalhar em favor do desenvolvimento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.