Inscrições para o Sisu começam nesta segunda

Sistema permite alunos que fizeram o ENEM concorrer a vagas em universidades públicas

Alunos que fizeram o Enem 2012 têm até o dia 11 para se inscrever no Sisu

As inscrições para o Sistema de Seleção unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC) começam na segunda-feira (7) e vão até o dia 11. Nesta 1ª edição de 2013, são oferecidas 129 mil vagas em 101 instituições de ensino superior, abrangendo 3.751 cursos. A inscrição é feita no portal do MEC: http://portal.mec.gov.br. Podem participar estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e não tiraram nota zero na redação.

Na cidade, estão sendo oferecidas vagas através do Sisu na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), que disponibilizou 40 vagas em cada um dos dois cursos disponíveis na cidade – Desenvolvimento Rural e Agronomia. Os estudantes também podem se candidatar a vagas na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Para concorrer a uma vaga em um dos quatro cursos oferecidos na Unipampa campus Sant’Ana do Livramento, o aluno pode acessar o site SiSU UNIPAMPA http://www.unipampa.edu.br/sisu/, e conferir na barra lateral os cursos oferecidos pela universidade.

Neste ano, a Unipampa tem 50 vagas em cada um dos quatro cursos oferecidos na cidade, sendo que a política de ações afirmativas reserva 1554 destas vagas para alunos afrodescendentes, pardos, índios, oriundos de escolas públicas e com deficiência, como prevê a Lei Federal 12.711/2012.

 ATENÇÃO NAS CHAMADAS 

Como nos anos anteriores, o processo de seleção do SiSU 2013 acontecerá em duas chamadas. Mas algumas informações são importantes para que os candidatos fiquem atentos às datas:

• De 7/01 a 11/01 – os candidatos poderão realizar suas inscrições nos cursos pretendidos. Durante este período, os alunos deverão acompanhar a nota de corte dos cursos, que será calculada ao fim de cada dia.

• Dia 14/01 – os candidatos devem conferir na própria página de inscrição o resultado da 1ª chamada. Caso aprovados, poderão fazer a matrícula entre os dias 18 e 22 de janeiro.

• De 18/01 a 22/01 – período de Matrícula para os aprovados na 1ª chamada. As matrículas deverão ser realizadas presencialmente ou por procuração, na Secretaria Acadêmica do campus onde ocorre o curso de graduação para o qual o candidato foi aprovado, nos dias e horários divulgados juntamente com a lista dos aprovados.

• Dia 28/01 – os candidatos devem conferir na própria página de inscrição o resultado da 2ª chamada. Caso aprovados, poderão fazer a matrícula entre os dias 1º e 5 de fevereiro.

• De 28/01 a 08/02 – Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas primeiras chamadas podem se inscrever novamente na Lista de Espera.

• De 01/02 a 05/02 – período de matrícula para os aprovados na 2ª chamada. As matrículas deverão ser realizadas presencialmente ou por procuração, na Secretaria Acadêmica do campus onde ocorre o curso de graduação para o qual o candidato foi aprovado, nos dias e horários divulgados juntamente com a lista dos aprovados.

• Dia 18/02 – Convocação dos candidatos inscritos na lista de espera. A partir desta data, os candidatos da lista de espera poderão
acompanhar as informações de matrícula no site SiSU.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.