Entenda como funciona o Sisu

Até ontem, já eram mais de 1,1 milhão de inscritos

O Ministério da Educação-MEC abriu, na última segunda-feira, 6, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 poderão concorrer a 171.756 vagas em cursos superiores oferecidas por universidades federais, estaduais e institutos federais. As inscrições devem ser feitas pelo site sisu.mec.gov.br, e o prazo de inscrição termina às 23h59 desta sexta-feira, 10.

Em entrevista ao programa Conversa de Fim de Tarde, da rádio RCC FM, o professor e secretário de Educação do município, Mario Santanna, esclareceu as dúvidas dos ouvintes e destacou alguns fatos importantes sobre o processo seletivo. Segundo ele, neste primeiro momento, o candidato pode se aventurar, disputando as vagas e observando o seu resultado em um comparativo com todas as universidades disponíveis. “Por enquanto, os alunos podem brincar, comparando a sua nota com os candidatos de várias universidades e buscando onde a sua nota está acima da de corte. É importante lembrar que as inscrições vão até esta sexta-feira e que, às vezes, devido a uma grande quantidade de acessos, o site sai fora do ar. Então, até as 18h do último dia, é bom o candidato já ter as suas duas opções de escolha definidas”.

O Sisu possibilita ao candidato escolher dois cursos – não necessariamente na mesma instituição – como primeira e segunda opção. Segundo o professor, cada universidade tem a liberdade de utilizar a nota do ENEM no Sisu com parâmetros diferentes, e o aluno somente vai saber se passou quando os resultados finais forem divulgados. 

Teoria de Resposta ao Item

A correção do Enem utiliza como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e não segue o padrão das avaliações tradicionais, em que o número de acertos corresponde à média final. Até mesmo o acerto casual – chute – é previsto. A metodologia, usada desde 2009, é a mesma de outros grandes exames, como o SAT (espécie de vestibular para algumas universidades norte-americanas), e o TOEFL (que avalia proficiência em inglês).

Tomando como exemplo uma prova do Enem com 180 questões, que permitem acerto casual: se duas pessoas acertarem 20 questões – se não forem as mesmas 20 questões – dificilmente elas terão a mesma nota.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.