Coordenadoria de Tradicionalismo vai mudar o nome e procurará o Executivo

Evento contou com a presença do secretário de Cultura, José Newton Canabarro, entre outras representações

Participação dos associados foi efetiva, com a conclusão das deliberações

A última reunião da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo (CMT) foi realizada no chamado salão branco da Casa de Cultura Ivo Caggiani, no dia 27 de dezembro. Estiveram presentes o secretário de Cultura José Newton Canabarro e sua antecessora na pasta, Carmen Machado, além de representantes de entidades tradicionalistas filiadas à coordenadoria e representação riverense do segmento.

A principal decisão do encontro foi a troca da razão social de CMT para Coordenadoria Artística, Cultural, Campeira e Folclórica do Pampa (CACCFP). A pauta, conforme o presidente Sérgio Munhoz, foi aprovada por unanimidade pelos participantes e os trâmites para mudança já iniciaram no dia 2 de janeiro de 2013. A nova designação, entretanto, terá início efetivo após a 31ª Campereada Internacional em 2013.

Foi apresentado na ocasião o calendário de rodeios para o próximo ano e aprovado por unanimidade um manifesto ao presidente do Congresso Nacional, acompanhado de um abaixo-assinado de tradicionalistas de Rivera e Livramento, que pede a não aprovação da lei que proíbe rodeios.

“Na reunião, ficou claro que todos são contra os maus tratos aos animais, e hoje, tanto gado, quanto cavalos, são preparados e alimentados com todos os cuidados para um evento que faz parte da história do Pampa” – disse Munhoz. Conforme ele, os rodeios hoje estão regrados com datas especificas, contando com a presença de veterinário, ambulância e outros itens necessários.

O titular da Cultura, José Newton Canabarro, manifestou apoio aos tradicionalistas e reafirmou posição de que a Campereada será realizada e com apoio do Executivo. Será solicitada uma audiência com o prefeito Glauber Lima para que uma comissão possa levar as reivindicações e se colocar à disposição do Executivo.

Apresentações artísticas concluíram o encontro

Na reunião, também foi aprovada a criação do departamento jovem, que terá voz e voto nas reuniões e objetiva preparar jovens peões e prendas para organizar eventos culturais e campeiros.

A Semana Farroupilha foi outro tema bastante debatido e a posição obtida na reunião foi de encaminhar ao prefeito Glauber Lima, bem como a todos os demais membros da comissão organizadora, uma comunicação de que os patrões de entidades associadas à CMT esperam ser ouvidos, pois não aceitarão imposições ou a discriminação da CMT. Também será solicitado que as reuniões sejam realizadas em outros locais e não o quartel da Brigada Militar. “Um grupo de jovens fez uma apresentação artística com gaita e vilões. E todos os artigos do atual estatuto que faziam referência a outras entidades representativas de tradicionalistas, foram suprimidos ou alterados, com aprovação também por unanimidade entre os presentes” – refere Munhoz.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


1 Comentário

  1. Wilmar Braz

    As reuniões são na BM onde oferece local apropriado, sendo que a Comissão e os representantes das Entidades Tradicionalistas são muito bem recebidos. Não entendi “o porque” deixar esse local.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.