Curso de Letras participa de Seminário Interinstitucional do PIBID/2012

No palco do Complexo do Museu Dom Diogo de Souza, em Bagé, ocorreu a apresentação de todos os Campus da universidade que aderiram ao PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Cada um pôde mostrar um pouco das ações e trabalhos em torno dos aprendizados conquistados em cada campus da Urcamp engajado nesse Programa do Governo Federal. No total, 11 sub-projetos foram desenvolvidos no segundo semestre de 2012.

Só pela URCAMP são 129 bolsistas, o que representa em todos os campi um valor em torno de oito mil reais/mês. Os projetos de iniciação à docência abrangem temas diversos ligados a disciplinas como a Pedagogia e Educação Física por exemplo. Também trabalhos que incluem a parte lírica, saraus de poesia, mini-jogos, colônias de férias, entre outros, todos eles desenvolvidos em escolas públicas e que terão sequência ao longo de 2013.

No caso específico do Campus de Sant’Ana do Livramento, a coordenadora de área do Pibid/Urcamp e coordenadora do curso de Letras, Idene Godois, avalia que os dois grupos de alunos do curso de Letras participantes do Programa estão desenvolvendo as atividades conforme os objetivos propostos no subprojeto que integram, “Leitura e produção de textos com ênfase na escrita e oralidade”. Eles realizam trabalhos de pesquisa e apresentam projetos nas escolas da rede municipal Abreu Fialho e Pacheco Prates, na área de sociolinguística. O tema foi escolhido devido às características singulares apresentadas no vocabulário das cidades de fronteira. “Os alunos estão adorando porque é uma oportunidade única de ter contato, no 4º semestre da licenciatura, com as escolas e os estudantes”, afirma Godois. Já a gestora do PIBID/URCAMP, professora Ângela Suzana Carreta, destacou a motivação de todos os envolvidos nos projetos. “Estou muito feliz porque a gente trouxe praticamente 100% dos projetos, tudo com grande entusiasmo e com um nível excelente de trabalhos. O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Participam, hoje, 195 instituições de Educação Superior de todo o País que desenvolve 288 projetos de iniciação à docência em aproximadamente quatro mil escolas públicas de educação básica”.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.