Reforço para a Defesa

Juntamente com o ministro Mendes Ribeiro Filho, entregamos nesta quinta-feira as seis vans que equiparão o Departamento de Defesa Agropecuária. Os veículos foram adquiridos com recursos do Governo Federal, liberados pelo Ministério da Agricultura, e com contrapartida do Estado. Das seis, cinco serão destinadas para melhor equipar o serviço de fiscalização do trânsito de produtos de origem animal, especialmente em barreiras especialmente montadas para este fim. A outra, vai para a Educação Sanitária, tema que também nos preocupa, pois sabemos da importância do trabalho educativo, preventivo.

Defesa da produção e do consumo

O trabalho realizado pelos profissionais da Divisão de Fiscalização e Defesa Animal é muito importante para a economia do Estado e também para a saúde pública. A ação destes homens e mulheres é responsável pela manutenção do nosso “status” sanitário. Eles e elas são responsáveis pelo controle do trânsito dos produtos de origem animal, contribuindo para que possamos evitar o deslocamento de animais sem o devido registro e, com isso, a possibilidade do retorno, na forma de surtos, de enfermidades como a febre aftosa, que tantos males já causaram à economia de nosso Estado e, fundamentalmente aos produtores. Também, para diminuir, cada vez mais, a venda de produtos de origem animal sem a devida supervisão dos serviços oficiais de inspeção.

Fundesa parceiro

Registro, por outro lado, com muito orgulho, a efetiva parceria do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), entidade liderada pelo nosso companheiro de jornada Rogério Kerber. Foi com a colaboração do Fundesa que conseguimos personalizar estes veículos, que funcionarão como verdadeiros escritórios móveis para dar mais comodidade às nossas equipes e àqueles que, eventualmente, precisarem de um atendimento com privacidade. E, assim, somando esforços, vamos avançando cada vez mais.

IVZ de Pinheiro Machado

Nesta sexta-feira, estaremos em Pinheiro Machado, onde entregaremos à comunidade local as melhorias que estamos introduzindo na Inspetoria Veterinária do município, em parceria com a Prefeitura local. Atividade que faz parte do programa de modernização das estruturas da Defesa Sanitária do Estado, em que procuramos padronizar o atendimento e oferecer melhores condições de recepção aos produtores gaúchos, criando um ambiente acolhedor, moderno e adequado à importância deste segmento para a economia de nosso Estado.

Uma pausa

Esta é a última coluna do ano. A partir da semana que vem, entro em férias, retornando na penúltima semana do mês de janeiro, quando retomaremos esta coluna que escrevemos semanalmente com o objetivo de fazer uma prestação de contas do que estamos realizando na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul. Aproveito para desejar a todos que nos lêem aqui neste espaço que tenham um grande ano em 2013. Com saúde, realizações pessoais, familiares e na vida profissional. Eu, particularmente, acredito que teremos um grande ano para a economia gaúcha.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.