- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Reunião na capital enfatiza participação dos interessados

Posted By redacao On 21 de dezembro de 2012 @ 9:45 In Política | No Comments

Empresário santanense participa da segunda reunião sobre regulamentação das lojas francas

Ontem à tarde, na sede da Fecomércio, em Porto Alegre, foi realizada uma reunião para tratar sobre os próximos passos no processo de regulamentação da lei que permite a implantação de lojas francas nas cidades gêmeas de fronteira. Empresários e Receita Federal dialogam sobre as características específicas de cada localidade onde há potencial de instalação do sistema.

Foi a segunda reunião para tratar em torno da questão, conforme informou o presidente do Sindicato das Empresas do Comércio Varejista de Livramento (Sindilojas) Pablo Escosteguy. Ele estava na capital gaúcha, ontem, com a finalidade de participar do encontro, que contou também com a presença de Sérgio Castro, analista tributário e representante do SindiReceita. O foco era dar o segundo passo nas tratativas para a criação das regras para o funcionamento das lojas francas.

Com 10 das 28 cidades brasileiras que podem receber os free shops, o Rio Grande do Sul terá de ter reforço de equipes para fiscalização, por exemplo, e esse é um dos pontos que vem sendo amplamente debatidos. Se brasileiros forem proibidos de comprar – e essa é a tendência mais próxima da realidade – a maior preocupação é reprimir possíveis tentativas de driblar a restrição. A expectativa é que a regulamentação seja concluída ainda em 2013, embora seja consenso que todo o processo ainda precisa ser construído, de forma a contemplar os interesses do empresariado e os do País, no que tange ao aspecto de fiscalização tributária.

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio) sediou, ontem, a segunda reunião a respeito desse tema. Pablo Escosteguy destaca que a grande surpresa é positiva, pois a Receita Federal está muito aberta ao diálogo e ao entendimento, manifestando compreensão das particularidades e peculiaridades de cada município de fronteira. “Para nós, empresários, inclusive, foi uma grata surpresa o fato de a Receita Federal estar aberta ao diálogo e à participação da construção do sistema de regras” – disse Pablo Escosteguy.

A Lei 12.723, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em outubro, estende a criação de free shops em cidades brasileiras que fazem fronteira com outros países. A lei busca estimular o comércio de 28 municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

Assim como já ocorre nos free shops dos portos e aeroportos, os free shops dessas cidades poderão comercializar mercadorias nacionais e importadas, com a isenção dos tributos, e o pagamento poderá ser em moeda nacional ou estrangeira. As vendas nos free shops poderão ser feitas somente para pessoa física e apenas os turistas estrangeiros vão poder comprar mercadorias isentas de impostos.

O projeto é de autoria do presidente da Câmara, deputado Marco Maia, do PT gaúcho. De acordo com o parlamentar, a lei vai contribuir para o incremento do comércio e incentivar a criação de empregos diretos e indiretos, não só nos municípios que fazem fronteira, mas também em cidades próximas a esses municípios. A medida, não se restringirá única e exclusivamente às fronteiras, mas também em outras cidades que produzem produtos de consumo de primeira natureza, ou de bens que podem ser comercializados em zona franca.

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=63670

URLs in this post:

[1] Processo de regulamentação dos Free Shops será concluído até o fim deste ano: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=95633

[2] Empresários santanenses participam hoje de reunião com técnico da RF: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=62200

[3] Receita Federal prorroga para janeiro prazo para regulamentação da lei dos free shop: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=106650

[4] Palestra na ACIL esclarecerá dúvidas sobre criação de free shop: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=97267

[5] Livramento sedia reunião nacional sobre free shops: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=83380

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.