A cavalo no centro, não mesmo !

Medida fomenta a discussão sobre a proibição da circulação de animais nas ruas centrais de Sant’Ana do Livramento, a partir do publicação do novo Decreto que entrou em vigor no dia 07

O que está absolutamente certo para alguns, pode parecer errado para outros e, nos dias que se avizinham da Semana Farroupilha vira sempre alvo de novas polêmicas: a circulação de jovens e adultos, homens e mulheres a cavalo pelas principais ruas do centro da cidade.

Em tempos de trânsito cada vez mais apertado, em uma cidade onde em média são emplacados oito carros novos a cada dia, por orientação do Comando da Brigada Militar de Sant’Ana do Livramento, da Comissão Organizadora dos festejos Farroupilhas de 2011 e demais autoridades competentes e envolvidas nos festejos da Semana Farroupilha, a Prefeitura Municipal emitiu decreto, em vigência desde a última quarta-feira, proibindo o trânsito de animais pelas principais ruas do centro.

Na justificativa dos autores da medida, o foco se voltou para a segurança a para a necessidade de um trânsito mais seguro. Para o tradicionalista Rui Rodrigues, a medida se justifica para a preservação de vidas. “Principalmente porque queremos preservar a vida de crianças, adolescentes e, talvez, evitar acidentes de trânsito com danos pessoais materiais, criando problemas para a sociedade. Esse é o objetivo maior dessa determinação da Brigada Militar, com apoio da Comissão Organizadora. Isso precisava ser feito já há muito tempo. É humanamente impossível admitir trancar o trânsito no centro da cidade e estressar animais. Tem uma série de desvantagens esse trânsito de animais no centro. A não permissão do trânsito de animais no centro é novidade para Livramento, em outras cidades isso é realidade. À noite, os animais ficariam ainda mais estressados. Sou totalmente a favor desta medida. Há tempos que estávamos pedindo isso”, afirmou Rui Rodrigues, presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha em Sant’Ana do Livramento.

Rodrigues disse, ainda, que quem faz isso é uma minoria que prejudica a grande maioria. “Temos que preservar as crianças e adolescentes no centro da cidade. Às vezes, o trânsito para no centro. Tá bom que é setembro, mas não precisa andar no centro. Tem que respeitar as regras”, afirmou.

Brigada Militar

Para o comandante do 2° RPMon, Major Antonio Osmar da Silva, a ação penal já está prevista nesses casos. “Resolvemos tomar essa atitude devido ao grande número de ocorrências em Livramento, que foram registradas em 2010. As pessoas estavam pedindo algo nesse sentido. Não é justo andar com os cavalos por cima das calçadas, nas praças, atrapalhando o trânsito e comprometendo a segurança. Cabe salientar que esta limitação se dará apenas nesse período estipulado no decreto. Creio que o cidadão de bem não irá se importar com essa regra. Aqueles que estão acostumados a infringir a lei até podem se sentir incomodados, mas não os cidadãos de bem. Não vejo problema nenhum nessa nova medida”, afirmou ele.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


10 Comentários

  1. Fabiano da Rosa Fernandes

    o Sr Prefeito, não deveria estar preocupado com os devios de combustível da Câmara Municipal? ou com os contratos assinados pela Prefeitura com a Máfia do Pardais, ou, com o caos da Saúde no Município ou, com o desemprego na Cidade, ao invés de, tolher o ir e vir?

  2. zali

     As pessoas perdem a noção ,e o respeito pelos demais ,a maioria com uma garrafa,  acham que são os dono  da cidade ,poucos são aquele que sabem o que representa essa data para o gaúcho . mas essa proibição  ,acho absurda .No meu entender o correto seria  punir  todos aqueles com com pesadas multas cada vez que fossem encontrados quebrando regras.

  3. paiva

    Mais uma palhaçada desse prefeito que não cuida da saúde, dos buracos da cidade somente se faz aparecer  por notícias que lhe tragam visibilidade. Por que ele não vai tapar buracos?

  4. Cris Mel

    Até que enfim alguma coisa boa, pois toda semana farroupilha aqueles que se dizem gaúchos terminam com as nossas calçadas, além que são poucas em bom estado. Sem falar naqueles que andam a cavalo com uma garrafa na mão desrespeitando tudo e a todos.

  5. crislima

    MAS O DESFILE DO 20 DE SETEMBRO NÃO É NO CENTRO MAS ISSO ELES NÃO VÃO PROIBIR POR QUE AONDE ELES VÃO FICAR SE AMOSTRANDO PRA APARECER NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO !
    E OUTRA EU ACHO CERTO QUE TOMEM CERTAS ATITUDES PARA SEGURANÇA DOS TRANSEUNTES MAS ISSO AI É PALHAÇADA JÁ PARECE Q ISSO SÓ VEIO ATONA DEPOIS DO FIASCO QUE FOI O DESFILE DO DIA 7

  6. MIRAPALHETA

    Sobre o credenciamento de Livramento a subsede da Copa do Mundo de 2014,
    Acredito que o prefeito Wayner e seus secretários estejam sonhando acordados, pois apresentar uma cidade caindo aos pedaços é muita cara de pau.
    Para ser candidata a alguma coisa, primeiro temos que apresentar condições suficientes para isso, o que não é o caso de Livramento, já que sua administração esqueceu o que limpeza e conservação há bastante tempo.
    “Limpeza e higienização já! para a Copa 2014” seria o slogan para o lançamento dessa proposta.

    Acredito que não seja só minha essa opinião, pois já ouvi essa reclamação de pessoas que foram aí para fazerem compras e saírem com essa péssima imagem. Comentam que em outras épocas, a cidade era mais limpa e o pior é que tenho que concordar, por isso minha campanha para melhorar livramento é
    “Limpeza e Arrumação JÀ”, principalmente o Centro e o Parque Internacional, cartão postal da cidade.

  7. Oteatino

    Fico triste em ver frustrada a maior demonstração de gauchismo. Nunca nos meus 69 anos presenciei o vi coisa igual. Só no periodo de excessão assisti radicalismo de arbítrio. Fico mais triste ainda de ver o efetivo da Brigada Militar se prestar pra proibir o ir e vir de pessoas, pelo simples fato que estão a cavalo. Seu eu encilhar um cavalo para maltratá-lo ou andar pelas calçadas, tenho que ser responsabilizado por isso, ai sim poderia ser passível a apreensão do animal com acorrespondente gasto pecuniário. Não concordo e não concordarei nunca com um autoritarismo que chega as raias do absurdo. Mas cumpra-se a vontade do que pedem a volta do tempo de excessão para poderem usar e abusar, em prejuizo de terceiros.

  8. gilmar

    Até que enfim as coisas estão começando a se organizar, com certeza os tradicionalistas de verdade também apoiam essa iniciativa, pq o que vemos nesses períodos são os “gauchinhos de 20 de setembro” que mal sabem montar a cavalo, atrapalhando o transito, desobedecendo as regras gerais, além vários outros problemas, total apoio.

  9. fabriciokurtz

    Excelente iniciativa, chega de cavalos com seus condutores embriagados no centro durante nossa querida Semana Farroupilha. Certa vez, à noite, um cidadão cavalgando passa a toda a velocidade no sinal vermelho, esquina João Gulart com Tamandaré!!! Por pouco não houve um gravíssimo acidente. Que vergonha!

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.