É MELHOR ACOSTUMAR

O que não tem solução, solucionado está, diz o dito popular. Logo, vamos começar um novo hábito aqui no RS: em dias de muito calor – e o verão promete – vai faltar energia elétrica para os nossos aparelhos de combate às altas temperaturas. Nem ventilador, nem splits funcionarão em determinados horários no nosso estado.

A ordem é desligar a energia por que o sistema de distribuição não suporta a demanda que aumentou desproporcionalmente aos investimentos que não corresponderam como deveriam. E não adianta procurar culpados. Eles estão aí mesmo e nunca se preocuparam com os consumidores.

As explicações são as mesmas de sempre. Para o secretário de Infraestrutura, Caleb Oliveira, os cortes de energia são as falhas nos sistemas de transmissão e distribuição sob responsabilidade da CEEE, AES Sul, RGE, Eletrosul, por aí. Já a CEEE é mais prática: a falta de luz dos últimos dias se de ao aumento de consumo.

O Rio Grande do Sul não produz a energia suficiente para o consumo estadual. Na verdade geramos apenas um terço e “importamos” o restante do sistema nacional que também começa a se mostrar insuficiente para tanto consumo.

O Brasil tem grandes projetos de geração de energia, mas construir hidrelétricas não é tarefa de dias, mas de anos de planejamento e de investimentos pesados no setor. A cada ano a exigência de consumo aumenta e a infraestrutura não consegue atender a todos.

Assim é que neste verão vamos enfrentar cortes de energia a qualquer hora do dia para não sobrecarregar a rede de distribuição. Como no sistema de racionamento de água, a energia será cortada em áreas determinadas e seja lá o que Deus quiser. O melhor mesmo é a gente ir se acostumando a ficar sem luz elétrica até que os governantes sintam o mesmo drama nosso de todos os verões.

ATO UNIFICADO

Os servidores públicos do Quadro-Geral e Técnicos Científicos rejeitaram na semana passada a proposta de reajuste salarial do governo estadual com previsão até 2014. Um ato unificado está marcado para esta quarta-feira protestando pelo que foi oferecido pelo Palácio Piratini. Os professores engrossarão a manifestação.

COMUNISTA CONFESSO

Oscar Niemeyer disse a um grupo de amigos que só esteve na direita uma vez na vida. O fato ocorreu quando jogou futebol no time juvenil no Fluminense e foi escalado na meia-direita por que seu tio era o diretor do clube.

CARA DE PAU (1)

Michel Telo, através de sua produtora, pediu R$ 1,3 milhão ao Ministério da Cultura para produzir uma série de DVDs intitulada “Michel telo pelo Mundo”. O dinheiro seria dos incentivos à cultura, ou seja, de nossos impostos. O pedido foi negado.

CARA DE PAU (2)

José Dirceu não gostou da decisão do Diretório Nacional do PT que recusou o seu pedido de chancela partidária a um protesto pela sua condenação pelo STF. O presidente do PT, Rui Falcão, surpreendentemente afirmou que tal manifestação não seria democrática e muito menos republicana.

CRISTINA E A BICICLETA

No encontro dos presidentes dos países do Mercosul, Cristina Kirchner admitiu o poderio do Brasil. Para ela, o Brasil é um caminhão e a Argentina uma bicicleta.
Quando o caminhão anda, disse a presidente argentina, a bicicleta vai no vácuo.

SEM REVEILLON

O ex-senador Gilberto Miranda, envolvido na Operação Porto Seguro, sempre passou seus réveillons, desde 2008, em Florianópolis. Foi o que apurou a Polícia Federal pelos planos de vôo de seu jatinho particular. Talvez neste ano o ex-senador será um ausência sentida.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.