Planejar é a chave para crescer

Fervilham as atividades de plantio da safra 2013 nas principais regiões produtoras do país. A safra de grãos esperada pode atingir 181 milhões de toneladas e o resultado recorde deve vir acompanhado de um valor da produção de lavouras igualmente expressivo, estimado em quase R$ 300 bilhões. Os números, mais do que impressionam, mostram o comprometimento tanto dos produtores, quanto do Governo Federal no fortalecimento do agronegócio.

O crescimento da agricultura brasileira tem se caracterizado pelo aumento da produtividade e, em menor escala, da área plantada. Este é um fator essencial, demonstra que o país vem crescendo sem exercer pressões sobre a base de recursos, especialmente a terra. A evidência maior disso é que entre 1991 e 2013 a produção de grãos deve elevar em 214,8 %, enquanto a área, apenas 37,8%.

O Brasil dispõe de uma base de recursos naturais sem precedentes, que é um dos fatores primordiais para o desenvolvimento sustentável da agricultura. O padrão agrícola adotado pelo Brasil com os investimentos em pesquisa e tecnologia tem garantido a preservação desses recursos. As políticas governamentais, da mesma forma, têm priorizado programas e ações em direção a uma agricultura mais eficiente.

Há uma preocupação acentuada em fortalecer e direcionar instrumentos de política agrícola numa visão regionalizada. Áreas tradicionais da produção agropecuária. A região Sul, uma das mais importantes do país, não pode ser ignorada. As ações políticas adotadas para o próximo Plano Agrícola e Pecuário 2013/14 precisam de embasamento e conhecimento técnico para auxiliar no crescimento do agronegócio na região. É preciso trabalhar ao máximo para evitar que a produção brasileira de grãos dependa do clima, como aconteceu na safra anterior. O trabalho agora é antecipar problemas.

Mas há, acima de tudo, um esforço hercúleo de todo o Governo, capitaneado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em resolver problemas históricos de setores estratégicos para o agronegócio como a suinocultura, avicultura, cooperativismo e a produção de arroz e maçã. A equação do endividamento da cadeia, bem como, a fixação de novas linhas de crédito com taxas diferenciadas de juros foram aspectos fundamentais para a alavancagem desses excelentes resultados.

Como Ministro, tenho a satisfação de verificar a importância estratégica que o agronegócio vem conquistando dentro das esferas governamentais, refletindo seu desempenho internacional e a eficiência do trabalho dos nossos produtores.

A perspectiva para os próximos anos é de aumento produtivo no Sul, que deve ser acompanhada do uso planejado de recursos futuros em setores fundamentais, como armazenagem, irrigação, correção e conservação de solos, máquinas e implementos agrícolas.

Fomentar a produção agropecuária é o caminho para o desenvolvimento econômico do Brasil. Desenvolver a partir do planejamento é a chave para o sucesso de novas metas, que incluem tornar esta nação a principal fornecedora de alimentos do mundo.

Mendes Ribeiro Filho

Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.