Votação na OAB local será dia 19 e uma chapa concorre na cidade

Livramento registra chapa única para a subseção local e dois nomes para o Conselho Estadual da Ordem

Candidato à presidência da subseção, Marcio Couto, quer ampliar as lutas classistas

Grupo, liderado pelo advogado Márcio Couto, constitui chapa única no pleito que será realizado nesta segunda, 19, para eleger a diretoria da subseção de Livramento. Das 9h às 17h, ininterruptamente, os advogados poderão votar na Casa do Advogado. Em nível estadual, a chapa local apoia a chapa 10, de situação, que propõe o nome de Marcelo Bertoluci para suceder Claudio Lamachia, atual presidente, que é candidato a uma vaga no Conselho Federal.

Atual vice-presidente da subseção e candidato à presidência, Marcio Couto disse, ontem, que a expectativa em torno do processo é positiva, convocando todos os advogados para que participem. Couto confirmou que em razão da negativa do Tribunal Superior Eleitoral para a cedência das urnas eletrônicas, a votação em todo o Brasil será realizada com o sistema de cédulas. A justificativa do TSE foi de que as urnas eletrônicas usadas na eleição de outubro devem permanecer por 60 dias inalterados, o que, em função do tempo, impede seu uso para o pleito dos advogados.

A previsão é de que os números da eleição em Livramento sejam conhecidos em torno das 19h de segunda-feira. O número previsto de votantes ultrapassa os 270, segundo os critérios de habilitação para participação do pleito. Um deles é estar em dia com a tesouraria da Ordem.

O atual presidente da subseção, Luis Eduardo D’Ávila, é candidato a uma segunda vaga no conselho estadual, compondo com o conselheiro e candidato à reeleição, Carlos Thomaz Albornoz. “A conquista desse espaço representa a importância que o interior conquistou em nível estadual e também a continuidade da participação efetiva dos advogados do interior gaúcho no processo de gestão da seção estadual da Ordem” – afirma Márcio Couto.

Segundo explicou Albornoz, a chapa 10 apresenta como propostas a defesa irrestrita das prerrogativas dos advogados, valorização do advogado junto à sociedade, melhoria nas estruturas das salas da OAB nos foros, intensificação de cursos e palestras, reivindicação de melhoria no atendimento nos foros da Comarca, luta contra o aviltamento dos honorários advocatícios, entre outros pontos. 

Orientações 

O presidente da comissão eleitoral da subseção de Livramento, advogado Renato Levy, esteve em Porto Alegre na sexta-feira, participando de um seminário dirigido exclusivamente aos integrantes das comissões eleitorais do interior. O foco do evento foi prestar orientações sobre os procedimentos, bem como sanar eventuais dúvidas a respeito do processo de votação.

Um dos elementos diferentes, constatados neste ano, é o recebimento de correspondências eletrônicas da comissão eleitoral com material das chapas. A Comissão Eleitoral da OAB/RS comunica que o artigo 3º, §2º, alínea “d” do Provimento nº 146/2011 do Conselho Federal da OAB, estabelece como atribuição da Comissão encaminhar aos advogados as mensagens eletrônicas das chapas. Deste modo, segundo a presidente da comissão eleitoral no Estado, Lúcia Liebling Kopittke, todos os e-mails com origem da Comissão Eleitoral encaminhados aos advogados, com conteúdo das chapas da Seccional e Subseções, se dão em observância e cumprimento ao que dispõe o referido Provimento.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.