Estudantes do IFSul em Livramento são premiados em mostra na cidade de Bagé

Projeto de extensão desenvolvido em parceria com o Projeto Tchê teve seu pôster premiado durante o 1° Encontro de Ciência e Tecnologia

Os estudantes Andresa de Oliveira (e) e Paulo Cardozo, participaram do encontro em Bagé e apresentaram o curso de extensão do IFSul, campus de Sant’Ana Livramento

É um pouco mais que levar conhecimento relacionado ao mundo digital a quem encontra barreiras para ter acesso às novas tecnologias. Os alunos do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – IFSul, campus Sant’Ana do Livramento participaram do 1º Encontro de Ciência e Tecnologia – 1º ENCIF, que ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro de 2012, organizado e sediado pelo IFSul – Campus Bagé. No total, foram apresentados 10 trabalhos só de Livramento, em pôster ou de forma oral, sendo que um entre eles recebeu a melhor nota do evento e foi premiado. O trabalho apresentado mostrou um pouco do projeto que está sendo desenvolvido pelos alunos junto ao Projeto Tchê, instituição que atende em sua maioria crianças em situação de vulnerabilidade social. 

O projeto 

“Aprendendo e Ensinando com o Projeto Tchê” leva conhecimento às crianças, que têm tido a oportunidade de manter contato com o mundo dos computadores e observam a possibilidade de mergulhar em um novo universo, recheado de informações e possibilidades. O projeto foi apresentado pelos alunos Paulo Cardozo e Andresa de Oliveira, que, assim como outros voluntários, dedicam horas do seu tempo no projeto de Extensão. De acordo com a professora Alcione Maschio, coordenadora do IFSul em Sant’Ana do Livramento, o encontro em Bagé propiciou estímulo aos estudantes para a realização de projetos de pesquisa, ensino e extensão, e momentos de troca de experiências entre discentes e docentes das diversas instituições de ensino. “Os alunos tiveram a chance de criar vínculos mais sólidos entre o Instituto Federal Sul-rio-grandense e demais instituições de ensino da região de Bagé, além de participarem do evento que promove a integração científica e tecnológica em diversas áreas do conhecimento. É um orgulho para todos nós vermos que o trabalho dos nossos alunos está dando tantos e tão bons resultados. Acredito que o nosso pôster foi premiado muito mais pelas questões humanas e sociais que envolvem tantos atores sedentos de conhecimentos e voluntários, do que propriamente pelas regras do concurso. O projeto proporciona aprendizagens a todos os envolvidos: crianças, alunos voluntários e professores. Importante salientar que este pôster leva o nome de apenas 2 dos alunos voluntários do IFsul, no entanto, além do Paulo Cardozo e da Andresa de Oliveira, ainda são voluntários os alunos Rafael Orlando, Ana Cristina Pires, Inara Santo Gimenez e Rute Pereira da Costa. Ainda tem o aluno Jonnathan Lopes Frescura, da URCAMP – Universidade da Região da Campanha, que não recebem nada além do carinho, que é imenso, dos alunos do projeto. E também o aluno Rafael Gularte Silva, que apesar de não dar aulas no projeto, montou o pôster”, afirmou a coordenadora. 

O encontro 

O 1º ENCIF foi projetado para ser um fórum de discussão e avaliação de atividades, que atravessam a dimensão da formação de estudantes críticos, pesquisadores e transformadores de realidade. O 1º ENCIF representou um espaço de socialização de conhecimento, metodologias e técnicas, envolvendo estudantes e professores de nível fundamental, médio e superior.

Por Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.