Não discuta

Os sábios orientais nos aconselham a ouvir e não discutir nem revidar a um insulto. E os gregos, que se não tivermos algo a dizer, que valha mais do que o silêncio, é melhor ficar calados.
Mas isto não significa não falar absolutamente. Apenas ter cautela e saber com quem, como e quando, devemos falar ou comunicar alguma coisa.
Algumas pessoas estão sempre mal humoradas, alimentam o ódio e o rancor em seus corações contra seus desafetos ou já sem um destinatário específico, e os descarregam em cima de qualquer um, a qualquer hora e por qualquer motivo. São pessoas que precisam de ajuda. E às vezes, a melhor maneira de ajudar é escutá-las e ficar quietos, a fim de que o nosso silêncio e o eco de suas palavras recaiam sobre elas mesmas e as façam refletir.
É com estas pessoas que devemos ter cautela no falar ou expor nossos pensamentos. E se as conhecemos, temos algum vínculo ou com elas convivemos, mais cautela devemos ter, pois elas se prevalecem da oportunidade, do parentesco, da confiança da amizade para serem atrevidas, agressivas ou mal educadas.
Segundo um ditado popular antigo, sempre repetido pela tia do meu saudoso amigo Camargo, o bilheteiro, não devemos mexer com quem está quieto nem acordar quem está dormindo. Por via das dúvidas é melhor seguir este conselho.
Discutir é diferente de conversar ou dialogar. Discutir é brigar. Dialogar ou conversar, ao contrário, é comunicar, chegar a um bom termo, acordo ou entendimento.
Portanto, não devemos discutir absolutamente.

Luciano Machado

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.