Conferência teve início com foco em energia e ambiente

Presidentes da CRM e da Usina Eólica Cerro Chato, entre outros protagonistas, enfatizaram necessidade de desenvolvimento energético

Elifas Simas, Barbosa e João Ramis durante o painel da tarde de ontem

A VI Conferência Internacional do Bioma Pampa abriu ontem à tarde com um propósito muito claro: estabelecer uma ampla discussão sobre a necessidade de energia para promover o desenvolvimento, sem esquecer a fundamental atividade de treinamento e qualificação de mão de obra das pessoas, a fim de proporcionar emprego e renda. O evento iniciou ontem, no Plenário do Poder, e se estende até o meio-dia de hoje. Os trabalhos iniciaram com a abertura oficial, que contou com vereadores e representantes da organização, comandada pela Força Sindical, sob a presidência de Claudio Janta; e formada pelo Instituto Girassol, comandado por Marcelo Furtado; Lélio Falcão, diretor da Força Verde e Luiz Carlos Barbosa, da Federação Intermunicipal de Sindicatos de Trabalhadores no Comércio de Bens e de Serviços da Força Sindical no Rio Grande do Sul (Fetracos).

Elifas Simas, presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e João Ramis, diretor presidente da Usina Eólica Cerro Chato, conversaram com os representantes da força, apresentando o painel que enfatizou a necessidade de estímulo à produção de energia, mediante geração com sustentabilidade. Reforçaram que há questões ambientais que podem oferecer entraves, entretanto, existem tecnologias adequadas para vencer os impedimentos.

Cláudio Janta, coordena a realização da VI Conferência Internacional do Bioma Pampa em Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai), destacando a necessidade de pensar estrategicamente em energia para gerar o desenvolvimento.

Plenário do Legislativo recebeu pessoas de Livramento, Rivera e outros locais, no início dos trabalhos, ontem

O tema geral do evento é “A Sustentabilidade no Pampa”. O vice-presidente da entidade, Dionísio Mazui, também integra o corpo de debatedores, assim como o diretor da Fetracos, Luis Carlos Barbosa, que coordenou, na tarde de ontem, o painel Energia no Pampa, fator de geração de emprego e renda.

A coordenação das atividades conta com o trabalho do diretor da Força Verde, Lélio Luzardi Falcão. O encerramento está marcado para as 12h, com a leitura da carta da Conferência.

Também participou o diretor Marcelo Furtado como mediador no Painel da sexta-feira, 9h, com o tema Água da Chuva e Aquífero Guarani, geração de vida no Pampa. No encerramento, será lançada a Carta da VI Conferência Internacional do Bioma Pampa. O evento é aberto ao público.

Programação

Sexta-feira, dia 9
9h – Painel Painel na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento

Tema: Água da Chuva e Aquífero Guarani, geração de vida no Pampa.

Participantes:
DAE (Departamento de Água e Esgoto) – diretor João Carrets
Bacias Hidrográficas – Engenheiro Eldo Franz Costa
Agência do Rio Uruguai – João Manoel Froner Bicca
Simpósio Gaúcho das Águas – Sérgio Sady Musskopf (FDDR/ALRS)
Coordenador da mesa: Marcelo Avencurt Furtado, presidente do Instituto Girassol
12h – Encerramento e lançamento da Carta da VI Conferência Internacinal do Bioma Pampa

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.