Força Sindical inicia Conferência do Bioma Pampa nesta quinta

Terá início, na tarde de hoje, a partir das 14h, no plenário João Goulart da Câmara de Vereadores, a VI Conferência Internacional do Bioma Pampa. O evento terá continuidade amanhã pela manhã. A meta é discutir temas de interesse da fronteira Livramento/Rivera. A promoção é da Força Sindical do Rio Grande do Sul, presidida pelo sindicalista Cláudio Janta, que está em Livramento com a exclusiva finalidade de compartilhar perspectivas de soluções para as questões cruciais do município, a partir do envolvimento da comunidade.

De acordo com Janta, a Conferência Internacional do Bioma Pampa, organizada pela Força Sindical, chama a atenção das lideranças políticas e administrativas do Estado e do País, para os entraves econômicos enfrentados pelos municípios de fronteira e também pelo debate que apoia questões relevantes para a região. Este ano, 2012, a VI Conferência Internacional do Bioma Pampa abordará temas importantes para a região que o ecossistema abrange. A água consumida nos municípios, a geração de emprego e renda e as questões referentes à Faixa de Fronteira.

- Nesta VI edição da conferência, vamos colocar em pauta a geração de energia, preservação do Aquífero Guarani e também faremos manifestações sobre a aprovação da lei dos free shops – informa o coordenador e diretor de Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão. Integrante do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) da Assembleia Legislativa gaúcha estão entre as presenças confirmadas.

A abertura do evento será nesta quinta-feira, dia 8, e os debates seguirão no dia 9 pela manhã e tarde. Às 15h, ocorrerá um painel na Câmara de Vereadores com o tema: Energia no Pampa, fator de geração de emprego e renda, que estará sendo desenvolvido pela equipe da Usina Eólica Cerro Chato (Lúcia Machado, Secretária Executiva), Térmica a Carvão (Elifas Simas, diretor da CRM Térmica a Gás – SULGÁS), PCHs (Pequenas Centrais Hidroelétricas) – representante da CERTEL e RS Bio (Viviane de Cassia Maciel de Ávila), com a coordenação de Luis Carlos Barbosa, diretor da Força Sindical.

Para amanhã, os trabalhos iniciam às 9h, com Painel na Câmara de Vereadores, com o tema: Água da Chuva e Aquífero Guarani, geração de vida no Pampa. Estarão participando representantes do DAE (Departamento de Água e Esgoto) – diretor João Carrets; Bacias Hidrográficas – Engenheiro Eldo Franz Costa; Agência do Rio Uruguai – João Manoel Froner Bicca; Simpósio Gaúcho das Águas – Sérgio Sady Musskopf (FDDR/ALRS). Como coordenador da mesa Marcelo Avencurt Furtado, presidente do Instituto Girassol. Às 12h, ocorrerá o encerramento e leitura da Carta da VI Conferência do Bioma Pampa, com Lélio Luzardi Falcão, coordenador da Conferência e Cláudio Janta, presidente da Força Sindical.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.