Pronatec Brasil Sem Miséria e Bolsa Formação são pauta de debate durante VII Fórum na capital

Luís Augusto Lara abordou a questão dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Um dos painéis do VII Fórum Estadual de Assistência Social e do Trabalho, realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), que tem como titular o secretário Luís Augusto Lara, abordou a questão dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): Bolsa Formação e Brasil Sem Miséria. O debate, realizado no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, contou com a participação do diretor Técnico da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Rodrigo Ribas, e da diretora do Departamento do Trabalho da STDS, Eliane Martins. Ao falar sobre o Pronatec Bolsa Formação, o qual é direcionado ao trabalhador desempregado, que solicitar o benefício do seguro-desemprego pela terceira vez no período de 10 anos, o diretor Ribas ressaltou que, embora recente, o Programa já está efetivamente funcionando no Estado. “As Agências FGTAS/Sine que contam com o Portal Mais Emprego estão operando esse Programa há cerca de duas semanas. No entanto, já foram realizadas mais de 1.600 pré-matrículas nos cursos de qualificação e mil pessoas já estão matriculadas. Precisamos recuperar a dignidade desses trabalhadores para que possam buscar novas oportunidades no mercado de trabalho”, apontou. Já o Pronatec Brasil Sem Miséria é voltado para o público inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou com perfil (renda familiar de 0 a 3 salários mínimos). No Estado, a STDS é coordenadora do Programa na modalidade Formação Inicial Continuada (FIC), sendo que os cursos fazem parte do Plano Estadual de Qualificação Profissional, que integra o Pacto Gaúcho pela Educação. De acordo com a diretora do Detrab, Eliane Martins, a interface, principalmente, entre as áreas da assistência social, trabalho e desenvolvimento econômico deve ser fortalecida. “O Pronatec Brasil Sem Miséria, que neste ano ofertará mais de 55 mil vagas de qualificação no Rio Grande do Sul, dentro do Plano Estadual de Qualificação, é um Programa voltado, justamente, para o esforço de buscar as famílias de baixa renda, qualificá-las e trazê-las para o mundo do trabalho, para o movimento que gera a economia brasileira”, finalizou.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.