Enquanto estudantes aguardam resultado oficial do Enem, gabaritos não oficiais circulam pela internet

Para matar a curiosidade, estudantes recorrem a resultados não oficiais

As provas do ENEM 2012 já fazem parte do passado. Após um longo período de expectativas e preparação, os candidatos aguardam, agora, o gabarito da prova. Enquanto não sai o resultado oficial, estudantes avaliam seu desempenho com gabaritos extraoficiais de professores renomados. De acordo com o professor de cursinho, Mário Santanna, os alunos podem ter uma noção de como foram na prova.

“Em diversos sites está disponibilizado um gabarito extraoficial do Enem. O mais confiável que eu pude perceber é o do site Terra. Quem quiser, pode consultar lá”, disse.

Confira a correção completa da prova:

Redação preocupou e surpreendeu

O tema da redação do ENEM 2012 foi “Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI” e surpreendeu a maioria das pessoas. Muitos apostavam em algo relacionado à sustentabilidade, meio ambiente, Copa do Mundo e Olimpíadas, por exemplo. Apesar da surpresa, professores aprovaram a escolha e acharam o tema bem atual. De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Nívea Desconsi, os alunos estavam preparados. “Falo pelos alunos do Curso Santanna, pois desenvolvemos inúmeras redações durante este ano”, disse ela.

A professora acredita que possivelmente os alunos encontraram alguma dificuldade acerca do desenvolvimento do texto, em virtude da expectativa de temáticas diversas. “Não que o tema tenha sido difícil, mas quando o aluno cria expectativa sobre outro assunto, claro que isso gera um descontentamento, embora eu sempre diga que o importante não é querer adivinhar o tema da redação do ENEM, mas manter-se atualizado, ler muito, assistir aos noticiários e, sobretudo, praticar a escrita”, salientou. Para Nívea, os alunos poderiam ter citado argumentos como o impulso à economia brasileira com a chegada dos haitianos, com mão de obra especializada, além de mencionar a criação de políticas públicas para incluir crianças em escolas ou para solucionar o problema com a questão da moradia. “Também citar a fragilidade das fronteiras, falta de fiscalização, já que a entrada dos imigrantes é ilegal. Assim como considero igualmente importante saber que o Brasil é visto como um país promissor, um país de oportunidades”, finalizou.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.