QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL É PAUTA DE REUNIÃO NA FGTAS

O vereador Lídio Mendes-PTB esteve, no último dia 23, na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), em reunião com o presidente Heitor Gularte. Durante a reunião, foram debatidas questões relativas à qualificação profissional.

Segundo Gularte, há previsão de implantação do ProJovem Trabalhador no município, com a abertura de 160 vagas para jovens de 18 a 29 anos, em situação de desemprego e que sejam membros de famílias com renda mensal per capta de até um salário mínimo. Outra novidade, na área da qualificação profissional gratuita, é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Bolsa Formação), direcionado ao trabalhador desempregado que solicitar o benefício do seguro-desemprego pela terceira vez, no período de 10 anos.

O vereador Lídio complementou que conforme explicado, esse trabalhador será encaminhado automaticamente para um curso de qualificação, desde que não haja uma vaga disponível no sistema para a sua recolocação no mercado de trabalho. Em razão da operacionalização do Pronatec Bolsa Formação, o atendimento ao seguro-desemprego que leva em torno de 20 minutos, quando o sistema está funcionando normalmente, deverá demorar um pouco mais, aponta Gularte.

“As pessoas que buscarem o seguro-desemprego pela primeira ou segunda vez também poderão ser encaminhadas para cursos, caso não existam vagas adequadas ao seu perfil, e manifestarem interesse na qualificação”, destaca o vereador. O Pronatec Bolsa Formação não suspende o benefício e os alunos dos cursos receberão alimentação e passagens de ônibus.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.