Cursos de Qualificação Social e Profissional serão ofertados a partir do próximo mês

Livramento foi uma das cidades contempladas, com 160 vagas e sete cursos

Sede do FGTAS/Sine em Livramento e seu coordenador, Claudio Coronel (E)

A partir do próximo mês, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine), em parceria com a Escola Capacitar de Bagé e o Ministério de Trabalho e Emprego, irá ofertar vários cursos de qualificação para os jovens que procuram uma oportunidade de emprego e capacitação. O programa foi criado em 2005 pelo Governo Federal, e será desenvolvido em mais 20 municípios do Estado, durante o ano de 2013, disponibilizando 5.000 vagas em cursos de Qualificação Social e Profissional.

Livramento foi contemplada com 160 vagas e sete cursos. Os cursos ofertados são de caráter profissionalizante, já que oferecem uma oportunidade ao aluno que tiver carga horária mínima de 80% do curso, de ser encaminhado ao mercado de trabalho.

Na manhã de ontem, o jornal A Plateia entrou em contato com FGTAS/Sine e conversou com o coordenador Claudio Coronel, que avaliou de forma positiva o projeto, destacando que é uma ótima oportunidade para quem não tem acesso a cursos qualificados: “O ProJovem é um ótimo recurso para os jovens que buscam uma oportunidade de se qualificar, mas por estarem fora da escola, do mercado de trabalho, não têm esse recurso”, disse o coordenador.

Os cursos terão duração de seis meses, e cada aluno terá direito a uma bolsa-auxílio no valor de R$600,00, que será divida em seis parcelas de R$100,00. “Além de fazer o curso, aluno ainda receberá uma bolsa-auxílio e vale-transporte. Sem dúvidas, é uma grande oportunidade ao jovem”, destacou Claudio Coronel.

 PROJOVEM

O QUE É

O ProJovem é um programa criado pelo Governo Federal, que oferece cursos de qualificação social e profissional para o jovem que procura uma oportunidade.

QUAIS CURSOS OFERECIDOS

Administração, Alimentação, Telemática, Turismo e Hospitalidade, Vestuário, Metalmecânica, Gráfica e Madeira e Móveis.

VAGAS

160 vagas

DURAÇÃO

Os cursos terão, em média, a duração de 6 meses

QUEM PODE PARTICIPAR

Qualquer pessoa de idade entre 18 e 29 anos, que esteja em situação de desemprego, que seja membro de família com renda per capita de até um salário mínimo, estar cursando ou ter concluído ensino fundamental ou médio.

DOCUMENTAÇÃO

PIS ou NIS, CPF e RG, comprovante de residência

Para mais informações: FGTAS/Sine

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.