Cenário do Trabalhador Santanense

Às vésperas do dia 1° de maio, como andam os serviços para o trabalhador na Fronteira?

O feriado da próxima quinta-feira chama o santanense para uma reflexão a respeito do mercado de trabalho na cidade. O SINE, um dos grandes portais de empregos, conta diariamente com o atendimento de dezenas de pessoas em busca de serviços e vagas de trabalho, mas será que a necessidade do Município tem sido suprida?  

Emissão de CTPS

Agente administrativo Paulo Alves, do SINE Livramento, com uma vasta pilha de pedidos de seguro desemprego. “A maioria dos pedidos são de empregados com quase um ano de firma e que foram despedidos”.

A Carteira de Trabalho é um documento indispensável para o trabalhador brasileiro. Nela é registrada toda a vida profissional do empregado. Em Livramento, segundo o agente Paulo Alves, são emitidas dezenas de carteiras todos os meses. “Nossa única dificuldade continua sendo a demora para entrega do documento, em razão do traslado dos papéis até Uruguaiana”.

Paulo comenta que a busca é pela primeira via da carteira, na sua maioria, jovens entre 16 e 20 anos de idade. Depois, a procura é pela segunda via, devido à perda e extravio. O registro do trabalho na CTPS garante ao empregado o seguro-desemprego, FGTS, licença de saúde e de maternidade, e aposentadoria.

Vagas de trabalho e qualificação 

As vagas de trabalho ainda não são o grande problema, segundo o funcionário do SINE: o que falta é qualificação. Muitos jovens chegam para buscar uma vaga ou oportunidade de trabalho, mas não têm uma bagagem de conhecimento ou qualificação para as vagas oferecidas.

Vagas até mesmo simples como eletricistas, bombeiros hidráulicos, peão campeiro e empregadas domésticas demoram a ser preenchidas. “As empresas procuram por pessoas preparadas, com certa experiência e registro na carteira”, disse Paulo.

As empresas buscam por trabalhadores com alguma técnica ou algo já pronto para oferecer e contribuir com a empresa, por isso aquele que busca oportunidade, deve buscar cursos de qualificação como idiomas, técnicas, posturas e se adaptar ao mercado de empregos.

Por vezes, falta ao candidato uma técnica da escrita, um curso médio de formação escolar ou preparação para o mercado, e isso dificulta a ocupação de certas vagas, comentou Paulo.

Atendimento

Na semana que inclui o dia do trabalhador, 1° de maio, o sistema de internet impossibilitou uma série de atendimentos ao público. A atualização dos sistemas do SINE em nível nacional, não permitiu, por exemplo, a solicitação de CTPS, seguros e acesso de vagas cadastradas. Segundo o funcionário Paulo, as interrupções eram temporárias, mas a certas horas do dia ficou difícil fazer o atendimento. Houve períodos em que não se via ninguém no saguão de espera. 

Trabalhadores rurais e seguro- desemprego

Carlos Eduardo Paz da Silva, santanense de 31 anos de idade. Carlos foi ao SINE para solicitar a 2ª via da CTPS e seguro- desemprego. Com o primeiro grau incompleto, o último emprego de Carlos foi na produção de uma granja em Alvorada.

Com relação ao primeiro tema, a contratação é feita diretamente com os produtores. Paulo afirmou que diariamente ficam na sede do SINE pessoas responsáveis pela listagem de interessados, mas garante que sempre há oferta de vagas.

Com relação ao seguro-desemprego, Livramento teve no mês abril um recorde de requerimentos desde o início do ano. Até ontem, 29 de abril, eram cerca de 100 pedidos de seguro-desemprego.

Um detalhe interessante repassado por Paulo, é que muitas pessoas que procuram o SINE para fazer o pedido do auxílio, não se encaixam no perfil de cursos oferecidos pelo PRONATEC. Alguns cursos do governo federal exigem um perfil básico e escolaridade dos inscritos, mas parte deles, no Município, ficam de fora porque não têm sequer o ensino fundamental completo- “isso atrapalha bastante”, disse Paulo.

O cenário final do mercado de trabalho na cidade é positivo, mas o jovem e o candidato veterano que almejam uma oferta melhor de emprego, devem se preparar a cada dia com cursos e buscar conhecimentos. Diante de tantos candidatos, o diferencial numa habilidade pode ser fator determinante para uma contratação.

Trabalhador fique atento!

Revisão de FGTS poderá dobrar o seu saldo.

Se a Justiça decidir a favor dos trabalhadores, a Caixa terá que desembolsar até R$ 200 bilhões. A discussão sobre o índice a ser usado para corrigir o saldo das contas de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ganhou um novo capítulo quando a DPU (Defensoria Pública da União) entrou com uma ação coletiva na Justiça Federal no Rio Grande do Sul. 

Se o juiz der ganho de causa para os trabalhadores, o saldo do fundo de garantia poderá dobrar de valor. Atualmente, o saldo das contas de todos os trabalhadores com carteira assinada é corrigido pela TR (Taxa Referencial) mais 3% ao ano. No entanto, esse cálculo não reflete a inflação. Com isso, os trabalhadores estariam perdendo o poder de compra. Com o novo cálculo apresentado pela DPU, os trabalhadores teriam mais benefícios.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.