O VISTO PARA OS EUA

Já estava na hora de os governos do Brasil e dos EUA discutirem o fim do visto de entrada nos respectivos países, especialmente para turistas. E, acreditem, a presença de milhões de turistas brasileiros nos EUA nos últimos cinco anos já faz parte do cálculo do PIB norte-americano.

A emissão de vistos dos Estados Unidos a brasileiros teve aumento de 16% nos primeiros nove meses do ano em relação ao mesmo período de 2011. Entre outubro do ano passado e deste ano, foi emitido cerca de 1 milhão de autorizações. Até o fim de 2012, a Embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil estimam que se chegue a um número recorde de vistos.

Os critérios para o fim da exigência do visto de turista para os EUA obedecem a uma regra imposta a todos os países. O percentual de rejeição de candidatos a visto deve ser inferior a 3% e o índice de pedidos brasileiros, de acordo com a embaixada e os consulados norte-americanos, está na faixa de 3,8%.

É aí que entra a negociação entre os países, pois o Brasil também age da mesma maneira que os EUA quando trata de dar vistos aos cidadãos norte-americanos que querem visitar o nosso país.

O Brasil, no entanto, tem uma aliada lá na administração norte-americana: Patrícia Rojas, vice-presidente da Assuntos Governamentais da US Travel Association. Um projeto de lei tramitando no Senado pretende aumentar a taxa de rejeição para 10%, aí sim, ficaria mais difícil.

Patrícia Rojas diz que “o governo brasileiro precisa intensificar suas gestões junto à Washington para entrar no programa de dispensa de vistos”. Para ela, existe o desejo de receber mais turistas brasileiros, pois metade deste fluxo turístico prefere a União Européia e outros países que dispensam o visto para os viajantes do Brasil.

COPA DO MUNDO

O maior evento do futebol, a Copa do Mundo, trará muitos turistas ao Brasil e, certamente, milhares de norte-americanos estarão entre eles. A Copa pode ser mais um bom motivo para o fim da reciprocidade de visto entre os dois países.

DESTINO: EUA

Entre outubro do ano passado e deste ano, foi emitido cerca de 1 milhão de autorizações. Até o fim de 2012, a Embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil estimam que se chegue a um número recorde de vistos.

MAIS TURISTAS

Se não existisse a exigência de visto de entrada para turistas brasileiros, o número de visitantes aos EUA poderia ainda ser bem maior. Sem o visto, o fluxo de brasileiros visitando os EUA aumentaria em 320 mil turistas por ano.

LOBBY PELO BRASIL

A US Travel Association, empresa que representa o conglomerado de agências de turismo dos EUA, faz lobby a favor da dispensa do visto para brasileiros. Para ela, quanto mais turista brasileiro gastando nos EUA melhor para a economia do país.

COMO É HOJE

Atualmente, cidadãos do Canadá e de alguns países da Europa Ocidental, como a França, podem entrar nos Estados Unidos sem a emissão de visto. Não há nenhum país da América Central ou do Sul com esse tipo de permissão. Caso as negociações entre as autoridades brasileiras e americanas resultem no fim da obrigatoriedade, o Brasil será o primeiro país da região a ser dispensado da autorização.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.