BMW EM SANTA CATARINA

Nós gaúchos já nem sonhamos mais em ter outra montadora de veículos por aqui, depois da expulsão da Ford. Mas os nossos vizinhos catarinenses estão festejando a escolha do seu estado pela BMW alemã. A cidade escolhida foi Araquari, no norte de SC, que, certamente, vai figurar logo no mapa econômico do mundo automotivo, como Gravataí, por causa da GM.

Ainda lembro de uma visita à sede da GM mundial, em Detroit, quando o então presidente da empresa mostrou à comitiva gaúcha chefiada pelo governador Antonio Britto, o mapa mundi onde a montadora tinha suas fábricas. Ali, num ponto vermelho luminoso, aparecia o município de “Gravataí, RS, Brazil”.

Cheio de um orgulho ingênuo comentei com o colega Gilberto Simões Pires, “se formos na Ford (também em Detroit) também veremos outra luzinha vermelha brilhando em Guaíba”. A gente sabe o resultado da história da Ford. A luzinha está brilhando, mas apontando no mapa da Ford o município de Camaçari, Bahia.

Parabéns ao governo catarinense que soube aproveitar a oportunidade de ter a sua montadora, uma das mais sofisticadas do planeta, a BMW. Araquari que se prepare para se tornar um dos mais importantes municípios de SC, gerando empregos, impostos e mais renda para seus habitantes.

SOLENIDADE

O lançamento oficial do projeto de instalação será na quarta-feira, em Florianópolis, às 10h. Na primeira etapa da implantação da fábrica, devem ser criados 1.500 empregos diretos, num investimento de R$ 1 bilhão.

ARAQUARI

O município fica a 170 km de Florianópolis e a 25 km de Joinvile, a maior cidade industrial de SC. São Paulo também reivindicava a montadora, mas a preferência, acertadamente, foi para Araquari, na geografia do Mercosul.

OS MODELOS

Os primeiros modelos a sair da linha de montagem da planta catarinenses devem ser o Série 3 (sedã), o Série 1 (hatch) e X1 (crossover).A previsão é que ocorra redução entre 15% e 40% no valor dos modelos fabricados em Santa Catarina, por causa de reduções no IPI e de cotas diferenciadas que serão oferecidas aos importadores.

FREE SHOPS

No encontro do último fim de semana em Livramento, empresários e políticos das principais cidades fronteiriças com o Uruguai e a Argentina discutiram a instalação de free-shops. O entusiasmo foi unânime, por que para todos os dez municípios gaúchos autorizados a ter essas lojas especiais para turistas trata-se de uma oportunidade de criação de empregos e geração de renda.

OS AUTORES

É importante que os habitantes desses dez municípios (Chuí, Jaguarão, Livramento, Aceguá, Quarai, Barra do Quarai, Uruguaiana, Itaqui, São Borja e Porto Xavier) não esqueçam os nomes de três políticos que se empenharam pela instalação dos free-shops: deputado estadual Frederico Antunes (PP), deputado federal Marco Maia (PT) e senadora Ana Amélia Lemos (PP).

CHINELAGEM
Depois estrelar a capa de Playboy, Denise Rocha, o Furacão da CPI do Cachoeira, está cobrando para ir às festas de música eletrônica que sempre frequentou em Brasília. Um produtor de eventos, acostumado com antigos pedidos de Denise para entrar de graça em suas festas, espantou-se quando ela pediu 5 000 reais para dar o ar da graça na pista de dança. Apesar do Furacão ter baixado o preço do cachê para 3 500 reais durante a negociação, o acordo não foi feito. O registro é da imprensa de Brasília.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.