Inicia 1º curso de Análise Criminal

Brigada Militar sediou, ontem à tarde, aula inaugural que contou com palestrantes da área de Segurança Pública e de estudos fronteiriços

Auditório ficou completamente lotado pelas autoridades locais, do Estado, Brasil e do Uruguai. Maurício Pinto da Silva, coordenador do Núcleo de Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Pelotas foi um dos palestrantes do evento

O 2º Regimento de Polícia Montada-RPMon da Brigada Militar, em Livramento, sediou, ontem, a cerimônia de abertura do 1º Curso de Análise Criminal.

O curso está sendo promovido através da Secretaria Nacional de Segurança Publica – SENASP, órgão do Ministério da Justiça do Brasil, por meio do Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública, com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Brigada Militar e o Núcleo de Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Pelotas, o qual tem por objetivo desenvolver competências, habilidades e atitudes nos profissionais de Segurança Pública, para o desempenho da atividade de análise criminal, subsidiando os gestores das instituições para a tomada de decisão no planejamento tático, operacional e administrativo.

Esta é a primeira edição deste curso em nossa Fronteira e no RS, sendo o corpo discente formado por setenta e cinco profissionais de segurança pública dos Estados da Federação, fronteiriços com outros países, além dos Gestores do Sistema Nacional de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas – SINESP.

Durante o evento, foram proferidas duas palestras, sendo um dos convidados Maurício Pinto da Silva, coordenador do Núcleo de Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Pelotas, tendo como tema “Núcleo de Estudos Fronteiriços da UFPel”. Outro convidado para abertura do curso foi o palestrante, coronel Sérgio Flores de Campos, comandante do CRPO – Fronteira Noroeste e coordenador do Curso de Gestão de Políticas de Segurança Pública nas Fronteiras, com o tema: “Diretrizes de Segurança Pública nas Fronteiras”.

A cerimônia de abertura do 1º Curso de Análise Criminal contou com a presença das seguintes autoridades: cônsul-geral do Brasil em Rivera, Vitor Candido Paim Gobato; comandante CRPO/Sul, coronel Flávio da Silva Lopes; comandante do CRPO Planalto, coronel João Darci Gonçalves da Rosa; diretor do Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria de Segurança Pública, coronel Júlio César Marobin, neste ato representando, o Secretário de Estado da Segurança Pública; comandante do CRPO Fronteira-Oeste, coronel Iguaraçu Ricardo da Silva, neste ato representando o Comandante-Geral da Brigada Militar; comandante do CRPO FNO, coronel Sérgio Flores de Campos; delegado regional de Polícia Civil, Eduardo Sant’Ana Finn; representando no ato o Chefe de Polícia Civil do RS; coordenador do Curso de Análise Criminal, major Marcus Vinicius Gonçalves de Oliveira; representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, capitão Leandro Arbogast da Cunha; coordenador-geral de Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Pelotas, Maurício Pinto da Silva; el Jefe de Policia de Rivera, inspetor geral Eriberto Fagundes Cabrera e demais representantes da região do Uruguai.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.