Rádio RCC recepciona Rogerio Mendelski e Frederico Antunes

Mendelski, Bachio e Frederico Antunes na RCC FM, na sexta de manhã

Um bate-papo sobre política, com ênfase na perspectiva de instalação das lojas francas em Livramento. Essa foi a tônica da conversa no programa Jornal da Manhã de sexta-feira, quando a rádio RCC FM recebeu a visita do jornalista Rogério Mendelski, especializado em política e economia, e do deputado estadual Frederico Antunes.

Durante conversa com o jornalista Henrique Bachio, Mendelski – que é colunista do jornal A Plateia – lembrou de algumas experiências internacionais com lojas francas e sistema aduaneiro, citando o exemplo da Alemanha, país que visitou várias vezes. Mendelski disse entender que a normatização das questões pertinentes aos free shops nas fronteiras, por parte da Receita Federal, não tem tanta polêmica quanto alguns possam fazer creer.

“A fiscalização deverá se dar, sim, na região onde forem colocados os conteiners com os produtos, mas no que refere à parte do consumidor, quem tem que se preocupar e fazer uma fiscalização efetiva é a aduana uruguaia, pois a intenção, me parece, seja que os uruguaios e argentinos realizem a maioria das compras” – pondera.

O deputado Frederico Antunes, presidente da Frente Parlamentar pela Implantação dos Free Shops nas cidades-gêmeas de fronteira, também relatou entender que a questão fiscal deverá ser, sim, precisa; porém, acredita que não devam ocorrer obstáculos no sentido de prover as condições para a aquisição. “Estaremos realizando audiência pública para afinar as questões, pois é necessário que as características regionais de cada cidade-gêmea seja observada” – disse.

Em cerca de 30 minutos, os dois convidados responderam perguntas e discorreram sobre as questões específicas das fronteiras. Um ponto é consensual: a necessidade de que exista a recuperação da condição econômica dessas cidades fronteiriças.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.