O MINISTRO NÃO GOSTA DO RS

Quem está dizendo que o ministro Fernando Pimentel, (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) discrimina o nosso Estado é o secretário Mauro Knijnik (Desenvolvimento e Promoção do Investimento no RS). Na verdade, Knijnik falou em desinteresse e falta de empenho de Pimentel em ajudar a economia gaúcha e acabar com as barreiras de importação impostas pelo governo argentino.

Tais barreiras atingem diretamente a exportação de calçados e equipamentos agrícolas produzidos aqui no RS e os prejuízos se espalham por diversos segmentos da produção industrial refletindo nas receitas das empresas exportadoras e no nível de emprego que tem caído por causa daquelas medidas do governo de Cristina Kirchner.

Além das medidas restritivas argentinas, o RS não tem participado das negociações do MDIC com novos investidores que tem projetos de instalação de indústrias no Brasil. A mágoa gaúcha é o isolamento do Estado nesses projetos de prospecção de empresários estrangeiros interessados no Brasil.

O ministro Fernando Pimentel é mineiro como Dilma Rousseff e tem recebido dela todas as atenções, tendo a imprensa afirmado que o titular do MDIC é da cota pessoal da presidente. Pimentel, quando jovem, militou na VAR-Palmares e participou da tentativa frustrada de seqüestro do cônsul dos EUA, em Porto Alegre, em março de 1970. Foi colega de Dilma Rousseff na organização clandestina e preso político como ela.

Talvez ele não goste muito do RS pelas lembranças desagradáveis vividas aqui há mais de 40 anos. Mesmo assim, como ministro de todos os brasileiros, Pimentel deveria dar mais atenção aos apelos do governo gaúcho e esquecer as tristes recordações do passado. Passado que, diga-se a bem da verdade, foi amplamente anistiado.

COINCIDÊNCIA? (1)

Uma das queixas do empresariado gaúcho é o isolamento em negociações sobre a indústria automotiva. O RS, dizem os empresários, fica fora desses projetos que poderiam trazer uma nova montadora de veículos.

COINCIDÊNCIA? (2)

Desde que a Ford foi expulsa do RS os projetos de uma nova montadora passam ao largo do território gaúcho. Mesmo com o sucesso da GM, ninguém quer se arriscar sem garantias absolutas do governo gaúcho, as mesmas garantias concedidas à GM e à FORD, no governo de Antonio Britto.

COINCIDÊNCIA? (3)

A Ford foi mandada para a Bahia no governo petista de Olívio Dutra e a coincidência é que o PT governa, outra vez o RS. O governador Tarso Genro tem outra visão sobre novos investimentos e, seguramente, teria outra atitude com a Ford. Tanto isso é verdade que ele estaria realizado como governante se atraísse outra montadora aqui para o Estado.

TESTE PARA 2014 (1)

O caos está implantado em nossos aeroportos e ainda bem que não estamos (ainda) no período da Copa do Mundo. Em Porto Alegre, um pequeno avião argentino que saiu da pista, no Salgado Filho, interrompeu por três horas o funcionamento do aeroporto. Foi um teste real e fracassado do que poderá acontecer em 2014.

TESTE PARA 2014 (2)

No Aeroporto de Viracopos (Campinas, SP) um cargueiro MD-11, da empresa Centurion, teve uma avaria no trem de pouso e deixou aquele terminal de passageiros parado por dois dias, causando o cancelamento de 496 vôos da Azul Linhas Aéreas. Só depois de 46 horas o avião foi rebocado.

TESTE PARA 2014 (3)

Uma pane no sistema de check-in da TAM paralisou os procedimentos da empresa reverberando em todos os aeroportos provocando filas e protestos dos passageiros. Menos mal que todos esses problemas estejam ocorrendo antes da Copa de 2014. Mas será que até lá haverá uma modernização em nossos aeroportos?

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.