Penitenciária perde o jejum de quatro anos e meio sem registrar fuga

Polícia ainda procura três apenados que fugiram na manhã da última sexta-feira

Penitenciária Estadual de Segurança Média de Sant’Ana do Livramento

Até o fim da tarde de ontem (15), continuavam foragidos três apenados que escaparam da Penitenciária Estadual de Segurança Média de Sant’Ana do Livramento. Apenas um dos integrantes do grupo, Paulo Afonso Silveira Vaqueiro, de 27 anos, conhecido pela alcunha de Frajola, havia sido preso, na tarde de sexta-feira (12), mesmo dia da fuga.

Além da Polícia Civil, a Brigada Militar também estava em alerta a fim de capturar os foragidos, Alex Fabiano Dias Feijó, de 33 anos; Everaldo dos Santos Silva, de 30 anos, e Fernando Trindade Sosa, 30 anos.

Segundo informações registradas na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), as equipes de segurança receberam uma ligação anônima informando que por volta das 10h15 da sexta-feira (12), alguns indivíduos suspeitos pularam a cerca que divide a área prisional com o Asilo Sebastião Perez, na rua Vicente Ilha de Vargas, na vila Real. Um deles, inclusive, carregava uma bolsa.

Imediatamente, a guarda do presídio foi informada e também os agentes penitenciários, que iniciaram uma revista entre os apenados, comprovando em seguida que faltavam quatro apenados da Galeria C, os quais estavam tomando sol no pátio do presídio. 

Entrevista::

Durante entrevista, ontem, Fabio dos Santos Machado, chefe de Segurança e Disciplina Penitenciária Estadual de Livramento, falou sobre os procedimentos para apurar as causas da fuga do grupo de apenados. 

A Plateia: De que forma ocorreu a fuga dos apenados?
Chefe de Segurança: A fuga ocorreu durante o horário de sol dos apenados. 

A Plateia: Em que momento foi percebida a fuga desses apenados?
Chefe de Segurança: Após a denúncia à Brigada Militar, os apenados foram recolhidos, realizada conferência nominal e constatada a falta dos apenados. 

A Plateia: Por que a guarda externa não conseguiu visualizar a fuga do grupo? Onde ocorreu a falha?
Chefe de Segurança: Sendo a guarda externa de responsabilidade da Brigada Militar, sugiro que colha as informações junto ao seu comando. 

A Plateia: Eles estavam no regime fechado, e qual a pena que cada um cumpria? Inclusive, um deles já tinha transgressões dentro do sistema penal?
Chefe de Segurança: Presos com condenações em regime semiaberto e fechado com prisão preventiva, todos com antecedentes disciplinares. 

A Plateia: Levando-se em consideração estes elementos, como o histórico disciplinar, eles não deveriam estar mais bem vigiados?
Chefe de Segurança: Todas as movimentações pertinentes a presos com histórico disciplinar são avaliados caso a caso, inclusive os foragidos encontravam-se em celas posicionadas em um ponto de maior vigilância. 

A Plateia: Que tipo de procedimento foi instaurado para apurar esta fuga?
Chefe de Segurança: São realizados procedimentos padrões do sistema. São comunicados os órgãos de segurança (SUSEPE, BM E Polícia Civil), a Vara de Execuções Criminais. Aguardamos a Corregedoria da SUSEPE para apuração dos fatos. 

A Plateia: Há quanto tempo não ocorriam fugas no regime fechado, em Livramento?
Chefe de Segurança: Não ocorriam fugas desta penitenciária, do regime fechado, há quatro anos e meio. 

A Plateia: Qual a capacidade da Penitenciária de Livramento e qual sua população carcerária?
Chefe de Segurança: A capacidade carcerária é de 146 apenados, sendo que hoje o efetivo carcerário é de 158 presos. 

A Plateia: Em termos físicos, quais seriam os principais problemas no momento?
Chefe de Segurança: A estrutura física encontra-se em bom estado. 

A Plateia: E quanto à questão de efetivo, estamos com um quadro suficiente de servidores? Isso poderia ter relação com a fuga?
Chefe de Segurança: Apesar de não haver relação da quantidade de servidores com a fuga, e estarmos com um número razoável de agentes, salientamos que em se tratando de segurança prisional, quanto maior o efetivo funcional, mais eficiência e segurança nas movimentações.

 FORAGIDOS

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.