Róbin dos Pampas vence torneio ‘Xeque-Mate ao Frio’

Tiago Pereira Braz campeão do torneio de xadrez

Bastou esquentar um pouco que a seleta e privilegiada elite do xadrez regional tomasse coragem e voltasse a se reunir na Sala Vip cônsul argentino Alfredo Sanchez do Bobby Fischer Xadrez Clube de Sant’Ana do Livramento, que tem na presidência o jornalista Pedro Nicola. Isso aconteceu na tarde do último domingo quando disputaram um torneio relâmpago de blitz ou ping – onde cada jogador tem apenas cinco minutos para desenvolver toda sua partida; esta modalidade, por sinal, é a mais disputada mundialmente e provoca algumas controvérsias entre professores e técnicos de xadrez, que não gostam de jogo rápido, pois alegam que viciam as crianças e que elas não se concentram mais em partidas tradicionais com mais tempo de reflexão. Mas na verdade, aqui em Livramento este tipo de ritmo é uma ‘cachaça’ e não tem quem não goste – desde a gurizada, passando pelos jovens e até os mais veteranos. Todos curtem um bom e velho torneio de cinco minutos onde existe a possibilidade de se capturar (comer) o Rei adversário, encerrando a partida pelo lance ilegal de seu contendor que inadvertidamente não percebeu que seu Rei estava em xeque e jogou outra peça. Desta forma, há a caracterização do lance ilegal, que neste tipo de torneio a partida é dada como encerrada.

Como não poderia ser diferente, Tiago Pereira Braz, o “Menino Prodígio”, não teve nenhuma dificuldade para vencer todas as suas oito partidas e conquistou invicto o título e ainda levou alguns trocados para casa. Ocorre que além das medalhas fornecidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Sant’Ana do Livramento, os enxadristas disputavam o saldo da caixinha onde cada participante – a título de inscrição participativa – depositava uma cota (R$ 5,00) e o valor bruto era dividido entre os três primeiros na seguinte ordem: campeão recebia 50%, vice, 30%, e o terceiro 20% da arrecadação. Tiago Pereira Braz não só levou o dinheiro, mas a medalha de ouro e muitos pontos que o deixou mais líder do que nunca do ranking do Bobby Fischer. Em segundo, ficou o fenômeno e pentacampeão departamental de Rivera, Diego Pelaez, e terceiro o campeão de Rivera, Chico Félix Maidana.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.