Tempos de resgate…

Todos nós sabemos que estamos aqui para corrigir ou resgatar alguma coisa, desta ou de outras vidas. E que este lugar não é um paraíso, mas um território misto, em que alguns nele estão momentaneamente usufruindo das benesses do céu ou da bem aventurança, enquanto outros estão sofrendo, mergulhados no purgatório ou no inferno existencial.

Aqui, todos nós, teremos momentos bons e maus, de alegria e de tristeza, de bem e mal estar; de felicidade, de vitória e de sucesso, mas também de derrota, de decepção, de angústia, de crise e depressão. E haverá momentos em que sentiremos inveja da alegria, da felicidade e do aparente bem estar de outras pessoas. Então compreenderemos o que é sentir na própria pele e na própria alma o que outras pessoas já sentiram, e um dia nos relataram, enquanto nossos ouvidos estavam insensíveis ao seu desconforto e desabafo.

De modo que será necessária muita fortaleza de ânimo, coragem e resignação com as adversas situações que iremos enfrentar: de saúde, de afetividade, de crise, de apreensão, de incompreensão, de frustração, etc.

Mas tudo é cíclico e tudo passa, como bem diz Teresa de Jesus: “NADA TE PERTURBE / NADA TE ESPANTE / TUDO PASSA. / DEUS NÃO SE MUDA. / A PACIENCIA TUDO ALCANÇA. / QUEM A DEUS TEM NADA LHE FALTA / SÓ DEUS BASTA” – e todos os problemas ou dificuldades, de um modo ou de outro, com a Graça de Deus, conseguiremos enfrentar e resolver. Porque, na verdade, mesmo na ausência de amigos ou parentes, nunca estaremos sozinhos, e sempre poderemos contar com a ajuda de nosso Pai Celestial e de seus agentes espirituais.

Às vezes as coisas poderão não acontecer como desejamos e teremos de permanecer por algum tempo como pacientes ou reféns de uma situação indesejada. Pode ser que neste preciso momento, diante de uma expectativa dessa natureza, já estejamos sentindo uma espécie de angústia. E a preocupação em face de algumas situações poderá perdurar por algum tempo. Porém, mesmo essa agonia, essa dor, essa fria noite da alma, um dia vai terminar.

Porque tudo isso faz parte da vida. Mas precisamos contar com ânimo forte, coragem, otimismo, tranqüilidade de espírito, paciência, resignação, confiança em nossos mentores espirituais e esperança em dias melhores. Sobre esse tempo de resgate e essa travessia, deixo com vocês as palavras do poeta Francisco Otaviano de Almeida Rosa: ”QUEM PASSOU POR ESTA VIDA EM BRANCAS NUVENS E EM PLÁCIDO REPOUSO ADORMECEU; QUEM O FRIO DA DESGRAÇA NÃO SENTIU; QUEM PASSOU POR ESTA VIDA E NÃO SOFREU, FOI ESPECTRO DE HOMEM, NÃO FOI HOMEM. PASSOU PELA VIDA. NÃO VIVEU.”

Luciano Machado

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.