Volta às aulas movimenta campus da Unipampa em Sant’Ana do Livramento

Depois de uma paralisação que durou 120 dias, a maior desde a criação da Universidade Federal do Pampa, a rotina retorna à normalidade

Acadêmicos dos quatro cursos oferecidos pelo campus da Unipampa em Livramento voltaram às aulas ontem

Foi a mais longa paralisação da história da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, desde que o reitor da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Antonio Borges, deu a primeira aula no campus em Sant’Ana do Livramento, quando a instituição ainda não havia sido completamente desmembrada da universidade pelotense. Cento e vinte dias. Esse foi o tempo em que as salas de aulas e os corredores do antigo colégio santanense – que agora abriga uma das mais importantes universidades brasileiras – precisou conviver com o silêncio e com as dúvidas que pairaram no ar. Durante esse período, professores e técnicos permaneceram com as atividades paralisadas e em constantes debates com o governo federal por questões que envolveram desde as causas salariais até as reformas necessárias na estrutura, que abriga estudantes de diversos estados brasileiros em Sant’Ana do Livramento. 

Volta às aulas 

Ontem pela manhã, alunos dos cursos de Administração e Relações Internacionais já assistiram às aulas que tiveram os períodos compreendidos normalmente. No início de cada período, uma breve explicação dos professores que esclareceram que, apesar do encerramento da greve, as manifestações para que aconteçam as melhorias estruturais no campus irão continuar. À noite, foi a vez dos acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas e Gestão Pública retornarem às aulas e dar, assim, continuidade ao processo de aprendizado, que visa entregar ao mercado formal de trabalho, profissionais capacitados para responder aos questionamentos das comunidades onde irão atuar, seja na iniciativa privada ou pública. 

Coordenação 

“Não haverá prejuízo algum para os alunos. Agora, gostaríamos apenas de ter o calendário, o que vai ocorrer dentro de poucos dias, para programar algumas aulas para frente sem correr o risco de chocar com os feriados”, afirmou o coordenador acadêmico da Unipampa em Livramento, professor Luiz Edgar de Araújo Lima. O coordenador disse, também, que a coordenação acadêmica irá fazer um pacto com os docentes para que todos os prazos e datas que serão estabelecidos dentro do cronograma sejam cumpridos.

Em uma reunião ontem à tarde, entre professores e direção do campus, ficaram estabelecidas as metas a serem cumpridas dentro do cronograma, que prevê, principalmente, o cumprimento de todas as horas aula que precisam ser registradas até o fim do semestre, em dezembro.

A paralisação no campus da Universidade Federal do Pampa iniciou no dia 17 de maio, e todos os dez campi da instituição aderiram ao movimento.

Por Cleizer Maciel
cleizermaciel@jornalaplateia.com

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.