Aos 72 anos, fundista desafia seus limites

Depois de duas cirurgias e seis meses de recupera, atleta masters já treina para voltar as corridas de rua na froiteira

Veterano fundista volta mesmo após duas cirurgias

A fronteira tem uma tradição muito grande no fundismo e essa relação de amor ao esporte criou uma legião de heróis quase anônimos que estão dedicam uma vida ao atletismo e deixam seu exemplo as novas gerações. Entre eles estão o veterano riverense Artigas Viera, 72 anos que continua correndo e contrariando a todos os prognósticos de aposentadoria. Enquanto a grande maioria das pessoas da sua idade está sossegada numa rotina de atividades leves, Artigas está voltando de um ano de inatividade pronto para novos desafios.

O fundista que já percorreu a América latina competindo em maratonas e prova internacionais, missão que cumpre desde os anos 60, como em Mar Del Plata, Argentina, Santiago do Chile, São Silvestre, em São Paulo, Porto Alegre e Florianópolis, além do Uruguai e defendeu as cores das equipes de atletismo de inter e Grêmio, avisa aos adversários que está voltando com força total. Essa volta foi desacreditava por muito, pois o veterano fundista no último ano teve que se submeter a uma cirurgia muito complicada por complicações renais e também de próstata. Foram seis meses de internação e tudo indicava que a aposentadoria seria o seu futuro. Mas já no hospital, ele planejava o retorno aos competições e somente aguardou a liberação dos médicos para voltar aos treinos. Quando parou de correr para se submeter à cirurgia, Artigas era o mais veloz atleta da sua categoria e esse título ele deseja recuperar já na primeira prova.

Vencer as adversidades na vida é algo que o veterano corredor tem por rotina, pois nenhum obstáculo é maior que seu amor pelo atletismo e a alegria de disputar uma prova. “Assim eu vou seguir até que minhas pernas não suportem mais” disse ele. E olha que alguns músculos já reclamaram deste excesso de esforço, mas Artigas corre para o seu médico, o Dr, Prolla, que resolve o problema e ele acaba sempre retornando.

Artigas, alias, agradece aos seus colaboradores, que mesmo neste período de pausa, continuaram lhe apoiando. Além do Dr, Prolla, ele também patrocinado pelo empresário Juares Lezama, do Hotel Livramento, Paulo Esquizani, Feira Central, Raiman Baja e os Moveis Castilhos, da dupla Serápio e Paulo Castilhos.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.