Mau tempo provoca conflito de data e divide público em gineteadas

Ginetes, tradicionalistas e aficcionados tiveram dois eventos no final de semana, um na Cidade da Tradição e outro na pista de hípica do Campestre

Os amantes do tradicionalismo e mais especialmente das provas campeiras tiveram duas opções neste final de semana na fronteira. Na Cidade da Tradição José Rufino de Aguiar Filho, no sábado e ontem, foram realizadas as provas de tiro de laço na vaca mecânica e de gineteada no aporreado, previstas na programação oficial da Semana Farroupilha de 2012, dentro do evento denominado 1° Rodeio Gaúcho do Pampa. Já na pista de hípica do Clube Campestre, no bairro Industrial, foi realizado o 3° Encontro de Ginetes da Fronteira da Paz, evento que já estava programado para essa data há cerca de quatro meses.

O choque de datas foi causado pela transferência da realização do Rodeio Gaúcho do Pampa, promovido em conjunto pela Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo-CMT, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Cultura. Esse evento deveria ter sido realizado no final de semana anterior, como parte integrante da programação da Semana Farroupilha, mas foi transferido em razão do mau tempo. Cerca de 50 ginetes participaram da Gineteada, que entregou troféus e prêmios em dinheiro. Além disso, foram realizadas também provas de tiro de laço na vaca mecânica.

“A gauchada se diverte e não se machuca os animais, até porque com essa seca não há gado para o tiro de laço”, explica o coordenador da CMT, Sérgio Munhoz. Ele adianta que o assunto do conflito de datas voltará a ser discutido nos próximos dias, quando será realizada reunião com os coordenadores da parte Campeira da CMT, Ilson Pereira, Eli Ignácio e Jorge Menezes. “O ideal é que os eventos sejam agendados com no mínimo 15 dias de espaço entre um e outro, para possibilitar uma margem de segurança em caso de mau tempo e a necessidade de transferência do evento para a semana seguinte”, sugere. 

Tradicional

Samuel Rodriguez, que juntamente com Roni Machado organiza o Encontro de Ginetes da Fronteira, promovido pelo Galpão Chão Batido e Escola de Ginetes El Bocal, lembra que a realização do evento após a Semana Farroupilha já é tradicional. “A data já estava marcada há mais de três meses. As pessoas já sabem que vamos fazer o evento neste período”, explica Samuel. O 3° Encontro reuniu ginetes de Livramento, Quaraí, Alegrete, Bagé e Santa Maria, oferecendo prêmios em dinheiro e troféus para os quatro primeiros lugares. Um público significativo se reuniu nas dependências do Clube Campestre nos dois dias do evento.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.